Notícias Oficial. Tesla Model S Plaid bate o Porsche Taycan no Nürburgring por 12 segundos

Recordes

Oficial. Tesla Model S Plaid bate o Porsche Taycan no Nürburgring por 12 segundos

O Tesla Model S Plaid passa a ser o elétrico mais rápido de grande produção no Nürburgring, batendo o seu principal rival, o Porsche Taycan.

Tesla Model S Plaid Ver vídeo

Já está. Depois de muitas especulações sobre o real patamar de performance do Tesla Model S Plaid no lendário circuito alemão, o Nürburgring, temos agora um tempo oficial para tirar todas as dúvidas.

7min30,909s foi o tempo alcançado pelo mais potente dos Model S, tornando-o no elétrico de grande produção mais rápido do mundo, mas não podemos esquecer os 6min45,90s do muito especial e raro NIO EP9 (superdesportivo) feitos em 2017 que foi produzido, crê-se, em seis unidades.

Mais significativo é o facto de o Model S Plaid ter batido aquele que é considerado o seu maior rival, o Porsche Taycan, por uns vastos 12 segundos, com um tempo final de 7min42,3s obtido em 2019.

VEJAM TAMBÉM: Como selecionar uma relação no Tesla Model S Plaid, caso o ecrã falhe?

Tanto um tempo como o outro correspondem à antiga forma de medir os tempos no Nürburgring, equivalentes a uma distância de 20,6 km. Porém, no tweet partilhado por Elon Musk (acima), surge um segundo tempo, de 7min35,579s, que deverá corresponder ao tempo de acordo com as novas regras, que considera uma distância de 20,832 km.

Como se equivale o elétrico Model S Plaid com modelos a combustão?

O elétrico Model S Plaid conta com três motores elétricos, um no eixo dianteiro e dois no eixo traseiro, que entregam um total de 750 kW ou 1020 cv, para praticamente 2,2 t. Os pouco mais de sete minutos e meio conseguidos são notáveis.

Mas quando comparamos o tempo do Model S Plaid com o de outras berlinas desportivas, mas equipadas com motores de combustão, estas conseguem ser mais rápidas, mas com menos “poder de fogo”.

Tesla Model S Plaid

O Porsche Panamera Turbo S, de 630 cv, conseguiu nos 20,832 km um tempo de 7min29,81s (quase 6s menos), registo que foi melhorado pelo rival Mercedes-AMG GT 63 S 4 Portas, de 639 cv, no final do ano passado, com um tempo final de 7min27,8s na mesma distância (quase 8s menos).

VEJAM TAMBÉM: Tesla Model Y. Primeiras unidades chegam a Portugal em agosto

Mais rápido ainda foi o Jaguar XE SV Project 8, com 600 cv de potência, que conseguiu um tempo de 7min23,164s, ainda que a berlina britânica traga um nível de preparação mais próximo de um modelo de competição — nem sequer vem com bancos traseiros.

Tesla Model S

Segundo Elon Musk, o Tesla Model S Plaid usado para obter este tempo está totalmente stock, ou seja, não recebeu qualquer alteração, tendo vindo diretamente da fábrica, não faltando sequer o estranho volante que parece uma manche de avião.

O próximo passo, diz Musk, será levar um outro Model S Plaid a Nürbrugring, mas modificado, com novos elementos aerodinâmicos, travões em carbono e pneus de competição.

E a Porsche, responderá à provocação?