Revelação
Terramar. O último CUPRA com motor de combustão chega em 2024
Depois do UrbanRebel, a CUPRA mostrou mais duas novidades até 2025, o elétrico Tavascan e o (sobretudo) híbrido Terramar, que também será o último a combustão.

Foi durante o evento “Unstopabble Impulse”, onde a CUPRA revelou os seus planos e ambições até 2025 e em que a Razão Automóvel também esteve presente, que a marca espanhola deu a conhecer as novidades UrbanRebel, Tavascan e Terramar.
O UrbanRebel já o puderam ver em vídeo e agora damos a conhecer um pouco melhor o Terramar, talvez a novidade mais significativa vista no evento.
Trata-se de um novo SUV com 4,5 m de comprimento que tem o objetivo, segundo a CUPRA, “de elevar o posicionamento da marca até ao segmento mais quente dos SUV, aquele que cresce mais rápido na Europa.”
TÊM DE VER: CUPRA Tavascan revelado. O que esperar do «SUV-coupé» 100% elétrico da marca?
O que já sabemos?
O CUPRA Terramar adota o nome do local onde decorreu o evento e apesar já ter o estatuto de ser o último novo modelo da CUPRA a equipar motores de combustão — a marca tem como objetivo ser 100% elétrica em 2030 —, os eletrões assumirão um forte protagonismo.
Além das mais convencionais motorizações mild-hybrid, o Terramar estreará uma nova geração de motorizações híbridas plug-in — designadas como e-Hybrid —, que permitirão autonomias em modo elétrico à volta de 100 km.
De resto pouco mais foi avançado sobre o novo SUV — só foi divulgada uma única imagem onde surge acompanhado pelo UrbanRebel e Tavascan —, mas sabemos que assentará sobre a plataforma MQB.
E sabemos isso porque, tecnicamente, o novo CUPRA Terramar será próximo do Audi Q3, e a sua produção até vai acontecer na mesma fábrica do SUV dos quatro anéis, em em Györ, na Hungria.
De resto, tal como já vimos no UrbanRebel, o Terramar adota a nova identidade visual da CUPRA, marcada pela assinatura luminosa composta por três elementos triangulares em cada uma das óticas dianteiras.

Uma nova imagem que corta de vez com a ligação que ainda existia entre a CUPRA e a SEAT, visível em modelos como o Formentor. De notar ainda a ausência de uma grelha dianteira convencional, com o Terramar a fazer uso, ao invés, de uma entrada de ar de grandes dimensões no para-choques,
Jorge Diez, diretor de design da CUPRA"Terramar foi onde tudo começou para a CUPRA. O nosso novo SUV híbrido combina perfeitamente proporções ousadas com um longo e impressionante capô, enquanto o "nariz de tubarão" significa uma resistência avançada e determinação para vencer."
"Pensar em como o condutor se sentirá, providenciamos uma experiência única com a tecnologia mais recente, graças ao conceito de um interior orientado para o condutor. Em conclusão, um SUV de 4,5 m de comprimento, com ADN CUPRA pronto para agitar um dos segmentos mais competitivos."
Mais artigos em Notícias
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL