Notícias CUPRA Tavascan revelado. O que esperar do «SUV-coupé» 100% elétrico da marca?

Revelação

CUPRA Tavascan revelado. O que esperar do «SUV-coupé» 100% elétrico da marca?

A CUPRA mostrou pela primeira vez a versão final do Tavascan, o seu «SUV-coupé» 100% elétrico que tem data de chegada prometida para 2024.

CUPRA Tavascan
© CUPRA

A primeira vez que vimos o CUPRA Tavascan foi um pouco antes do Salão de Frankfurt de 2019, quando a marca espanhola revelou ao mundo a sua visão para um (denominado) «SUV-coupé» 100% elétrico de forte caráter desportivo.

Desde então a luta de Wayne Griffiths, o diretor executivo da CUPRA, tem sido o de conseguir transformar o concept num modelo de produção, com a «luz verde» a ser dada apenas 18 meses depois, já em 2021.

Na altura ficámos também a saber que o segundo modelo 100% elétrico da CUPRA — o primeiro foi o Born — chegaria ao mercado em 2024.

TÊM DE VER: CUPRA UrbanRebel (2025). O futuro elétrico dos “hot hatch”?
CUPRA Tavascan, Terramar e UrbanRebel
Tavascan (esq.), Terramar (fundo) e UrbanRebel (dir.), os novos CUPRA que chegarão em 2024 e 2025.

Alguns meses depois, em setembro, foi vista a primeira «mula de testes» na estrada, ainda com a carroçaria do Volkswagen ID.4, confirmando, desde logo, que o novo Tavascan assentaria também sobre a MEB, uma das plataformas do Grupo Volkswagen específicas para elétricos.

Dando mais tração ao momento, a CUPRA decidiu ainda batizar de Tavascan Extreme E Concept o seu todo o terreno elétrico de competição que participa no campeonato Extreme E.

CUPRA Tavascan Extreme E
CUPRA Tavascan Extreme E no Salão de Munique de 2021.

Mesmo tendo pouco ou nada a ver com o futuro modelo de produção, o Tavascan Extreme E Concept, contudo, dava-nos pistas sobre alguns detalhes estilísticos específicos do futuro «SUV-coupé» espanhol, nomeadamente a sua assinatura luminosa com três triângulos, distinta do Tavascan de 2019.

Ainda muito expressivo… como o original

Aceleremos para… ontem, onde durante o evento “Unstopabble Impulse”, em que a CUPRA revelou os seus planos e ambições até 2025 e que contou com a nossa presença, a marca espanhola mostrou aquela que deverá ser a versão final do Tavascan, voltando a confirmar 2024 como o ano do seu lançamento.

E aquilo que podemos dizer é que os designers da CUPRA, liderados hoje por Jorge Diez, esforçaram-se para manter o modelo de produção o mais próximo possível do concept original de 2019. Comparem os dois modelos.

CUPRA Tavascan CUPRA Tavascan 2019

Faltam mais imagens para ter uma real percepção das diferenças — tal como o Terramar revelado no mesmo evento, a CUPRA só divulgou uma imagem oficial do modelo —, mas o Tavascan revelado ontem, além da assinatura luminosa distinta e logótipo reposicionado, parece ser menos curvilíneo e mais rectilíneo que o de 2019.

Dito isto, mantém uma aparência bastante agressiva e dinâmica, onde podemos realçar os flancos expressivamente modelados.

Também o interior promete ter uma aparência bastante radical — a CUPRA divulgou uma imagem durante o evento que podem ver na publicação de Instagram abaixo —, demarcando-se claramente dos restantes modelos com quem partilha a sua base.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by newotomobil (@newotomobil)

E mais?

A CUPRA pouco ou nada mais revelou sobre o Tavascan, mas sabendo que recorrerá à MEB, não seria surpreendente que adotasse configurações similares ou idênticas às outras propostas do grupo alemão que recorrem a ela como o já mencionado ID.4 e também o ID.5, Skoda Enyaq ou Audi Q4 e-tron.

Sabemos que podem receber baterias de até 82 kWh (capacidade total) e, por agora, as versões mais potentes contam com dois motores elétricos (um por eixo garantindo tração às quatro rodas) e uma potência máxima de 220 kW, o mesmo que 299 cv.

Se haverá novidades neste departamento teremos de aguardar ainda quase dois anos pelo lançamento do CUPRA Tavascan, o «SUV-coupé» da marca espanhola.