Notícias Fotos-espia. Este ID.4 “esconde” o futuro CUPRA Tavascan

Fotos-espia

Fotos-espia. Este ID.4 “esconde” o futuro CUPRA Tavascan

Revelado como concept em 2019, o CUPRA Tavascan verá a luz do dia como modelo de produção em 2024, tornando-se no segundo elétrico da marca espanhola.

CUPRA Tavascan fotos-espia
© Razão Automóvel

De acordo com Wayne Griffiths, o presidente da SEAT e CUPRA, não foi fácil conseguir a aprovação do Grupo Volkswagen para tornar o Tavascan num modelo de produção.

Mas em março passado a “luz verde” foi finalmente dada para desenvolver o aguerrido crossover elétrico, apresentado como concept em 2019. Quando chegar, em 2024, será o segundo elétrico da marca — o primeiro é o Born que está prestes a iniciar a sua comercialização.

Agora, meio ano depois, foi “apanhada” na estrada a primeira mula de testes do futuro CUPRA Tavascan, na forma de um Volkswagen ID.4.

VEJAM TAMBÉM: Volkswagen ID. Life antecipa crossover elétrico de 20 mil euros em 2025
CUPRA Tavascan fotos-espia
© Razão Automóvel

Não admira que seja um ID.4 a “mula de testes”; o CUPRA Tavascan vai partilhar a mesma base e cadeia cinemática, passando a ser o quarto crossover elétrico com base MEB a chegar ao mercado.

Além do ID.4, já estão em comercialização o Audi Q4 e-tron e o Skoda Enyaq. É expectável que o futuro Tavascan partilhe com eles a maioria das opções mecânicas, baterias e restantes tecnologias.

Tendo em conta o foco na dinâmica e performance da CUPRA, é de esperar que também herde a configuração de dois motores elétricos (um por eixo) que já vimos no ID.4 GTX ou no Q4 e-tron 50 quattro, que se traduz nestes modelos em 299 cv de potência e uma autonomia elétrica entre os 480 km e 488 km, cortesia da bateria de 82 kWh (77 kWh líquidos).

Recordamos que, quando foi revelado como concept no Salão de Frankfurt de 2019, o CUPRA Tavascan anunciava 306 cv, uma bateria com 77 kWh e 450 km de autonomia.

Será que o design ficará parecido com o do concept?

O CUPRA Tavascan, apesar das características técnicas idênticas ou similares às dos seus “primos”, promete, no entanto, não só um maior apuro dinâmico, como um design distinto e mais desportivo. Será que ficará próximo do bem recebido concept? É que vão haver alterações, antecipadas pelos mais recentes protótipos da CUPRA.

Durante o Salão de Munique, que aconteceu a semana passada, a CUPRA mostrou dois protótipos. O primeiro foi o UrbanRebel, que antecipa o seu terceiro e mais compacto elétrico para 2025. E o segundo foi o Tavascan Extreme E Concept, o redesenhado protótipo de competição para a Extreme E, que passou a adotar o nome do futuro crossover elétrico da marca.

Foi com estes dois protótipos que ficámos a conhecer a nova assinatura luminosa da CUPRA, constituída por três triângulos, uma solução que não estava presente no concept original de 2019. E observando o UrbanRebel (em baixo), é de prever que alguns dos seus detalhes possam influenciar o futuro Tavascan de produção.

CUPRA UrbanRebel Concept
A nova assinatura luminosa da CUPRA, estreada pelo UrbanRebel Concept.