Notícias Projeto P54 da Peugeot «apanhado» à luz do dia. Vai chamar-se 4008?

Fotos-espia

Projeto P54 da Peugeot «apanhado» à luz do dia. Vai chamar-se 4008?

O projeto P54 da Peugeot deixa ver os seus contornos definitivos pela primeira vez. Será que se vai chamar 4008?

fotos-espia Peugeot P54 4008

Já houve um Peugeot 4008 no passado. Foi um SUV vendido entre 2007 e 2012 e não era mais que um Mitsubishi ASX com uma «cara» de… Peugeot.

A designação poderá estar de regresso ainda este ano, quando for «levantado o pano» sobre o projeto P54, um novo crossover que deverá posicionar-se acima do 3008.

Havia dúvidas sobre que tipo de crossover o P54 seria, mas agora, com as primeiras fotos-espia do modelo a chegarem até nós — tiradas na Suécia, durante os seus testes de inverno —, permite ter uma ideia um pouco mais clara do que esperar.

VEJAM TAMBÉM: Peugeot 308 é o Carro do Ano 2022 em Portugal

«SUV-Coupé» ou berlina de «calças arregaçadas»?

O protótipo de testes do Peugeot P54 está totalmente camuflado, mas aquilo que não consegue esconder é a sua silhueta.

Esta revela uma linha de tejadilho que desce de forma acelerada em direção à traseira, «encaixando» naquela classe de veículos a que chamamos de «SUV-Coupé». Poderá estar aqui um rival para o também gaulês Renault Arkana?

Outra possibilidade é a de ser um rival para as berlinas de «calças arregaçadas» que começam a surgir no mercado: Ford Evos, Citroën C5 X, ou o 100% elétrico Polestar 2. Uma possibilidade a não colocar ainda de parte pois o P54 está a ser indicado também como o sucessor do 408 vendido na China (um 308 de três volumes e quatro portas).

Além do modelo camuflado, foi vista uma «mula de testes» do futuro P54, que usa a carroçaria de uma 308 SW da anterior geração. Mas esta não consegue esconder a maior distância entre eixos e altura ao solo, assim como as vias mais largas.

E mais?

De resto, pouco ou nada se sabe sobre o futuro modelo. A única certeza reside no recurso à plataforma EMP2, a mesma que equipa os novos Peugeot 308, DS 4 e Opel Astra.

É previsível que recorra às mesmas motorizações destes modelos, nomeadamente o tricilíndrico de 1,2 l a gasolina e, sobretudo, o híbrido plug-in. Mas por enquanto, nada foi confirmado.

O futuro Peugeot P54, que talvez se venha a chamar 4008, será revelado este ano, mas a sua comercialização poderá ser «empurrada» para o início de 2023.