Notícias Adeus, berlina. Futura geração do Volkswagen Passat «apanhada», mas só como carrinha

Antevisão

Adeus, berlina. Futura geração do Volkswagen Passat «apanhada», mas só como carrinha

O fim do Passat berlina já aconteceu, mas a futura Volkswagen Passat Variant já anda em testes e estas fotos-espia comprovam-no.

Volkswagen Passat Variant 2023 fotos-espia
© Razão Automóvel

Com chegada prevista para 2023, a nova geração do Passat já anda em testes, como comprovam as primeiras fotos-espia da nova Volkswagen Passat Variant.

Apesar de o protótipo «apanhado» ainda se apresentar com a carroçaria da atual geração — uma típica «mula de testes» —, já se sabe que o modelo alemão vai crescer em relação à atual geração.

Esse crescimento é denunciado neste protótipo pelo aumento da distância entre eixos — reparem no espaço que existe entre as duas portas. Além do comprimento, a nova Passat Variant crescerá ainda um pouco em largura.

A NÃO PERDER: Há um pouco da Autoeuropa no novo Volkswagen ID. Buzz
Volkswagen Passat Variant 2023 fotos-espia
© Razão Automóvel

Desenvolvida «a meias»

Como já reportámos anteriormente, a próxima geração da Volkswagen Passat Variant será produzida na mesma fábrica que o Skoda Superb, estando os dois modelos a ser desenvolvidos em conjunto.

O crescimento da Passat Variant deve-se, em parte, a este desenvolvimento conjunto. Afinal de contas, o topo de gama da Skoda, apesar de estar no mesmo segmento, é maior em todas as direções, sendo por isso uma das referências em habitabilidade.

Quanto às motorizações, o Volkswagen Passat Variant deverá apresentar-se com motorizações a gasolina, Diesel, mild-hybrid e, claro está, as obrigatórias variantes híbridas plug-in.

Já o papel de berlina neste segmento por parte da Volkswagen será assegurado, muito provavelmente, pelo próximo membro da «família ID» cujo protótipo, conhecido como Aero B, também já foi apanhado em testes.

Uma espécie de anti-Tesla Model 3 da Volkswagen, este deverá assumir o lugar deixado vago pelo Passat berlina que, recordamos, nem esperou pelo fim desta geração para deixar de ser produzido.

Assente na plataforma MEB, estará disponível em versões com tração integral e traseira e também vai contar com a «companhia» de uma variante carrinha.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Volkswagen Golf foi eleito carro do ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen Golf. Vencedor do troféu Carro do Ano 2004 em Portugal