Notícias Euro NCAP. Primeiros testes de 2022 colocam à prova Série 2 Coupé, NX, Mégane E-Tech, Polo e Taigo

Segurança Rodoviária

Euro NCAP. Primeiros testes de 2022 colocam à prova Série 2 Coupé, NX, Mégane E-Tech, Polo e Taigo

Volkswagen Polo e Taigo, Renault Mégane E-Tech, Lexus NX e BMW Série 2 Coupé foram os visados nos primeiros testes de 2022 da Euro NCAP.

Euro NCAP Renault Mégane E-Tech electric

Em 2022 a Euro NCAP celebra o seu 25.º aniversário e para dar início à ronda de testes deste ano colocou à prova os BMW Série 2 Coupé, o Lexus NX, o Renault Mégane E-Tech Electric e os Volkswagen Polo e Taigo.

A Euro NCAP também relembra-nos que neste ano, a partir do próximo mês de julho, entra em vigor a nova legislação europeia sobre a segurança dos veículos.

Legislação que obrigará a que todos os modelos novos lançados a partir dessa data integrem, obrigatoriamente, sistemas de segurança como a travagem autónoma de emergência ou outros equipamentos mais controversos, como a «caixa negra» ou o limitador de velocidade.

Cinco estrelas para quase todos

Regressando aos testes efetuados pela Euro NCAP, as boas notícias é que todos os cinco modelos testados atingiram classificações elevadas, mas nem todos conseguiram alcançar as cinco estrelas.

A exceção, com quatro estrelas, foi o BMW Série 2 Coupé que, apesar de ter alcançado notas elevadas na maioria dos testes, revelou algumas insuficiências nos testes aos assistentes à condução. Nomeadamente, na deteção de ciclistas que se cruzam à frente do modelo ou quando estes se aproximam pelo lado do condutor, mas onde a nossa visão deles está obstruída.

BMW Série 2 Coupé Euro NCAP

Quanto aos restantes, a Volkswagen esteve representada com dois modelos, o Polo e o novo Taigo. Destaque para o Polo, que foi recentemente atualizado e reforçado com equipamentos de segurança, como um novo airbag dianteiro central e mais equipamentos de segurança ativa, que lhe permitiram alcançar as cinco estrelas.

Também o Renault Mégane E-Tech Electric, um modelo exclusivamente elétrico, atingiu as cinco estrelas, com a Euro NCAP a elogiar a performance dos seus equipamentos de segurança ativa.

Por fim, o novo Lexus NX, disponível como híbrido e híbrido plug-in, e tecnicamente próximo do Toyota RAV4, também passou os exigentes testes com notas elevadas em todos os parâmetros de avaliação.

Como nota final, o Euro NCAP também publicou as avaliações dos Volkswagen ID.5 e Ford Tourneo Connect que, devido a serem praticamente idênticos aos, respetivamente, Volkswagen ID.4 e Volkswagen Caddy, herdaram destes as suas classificações.

"É bom começar este ano de celebração com alguns veículos de classificações elevadas. A Euro NCAP tem vindo a estabelecer há 25 anos o padrão de segurança dos automóveis. Os próximos 10 anos irão trazer desafios enormes, com a condução assistida e autónoma a estarem na linha da frente das mudanças que aí vêm. O nosso foco no ADAS — sistemas avançados de assistência ao condutor — nos últimos 10 anos colocam-nos em boa posição para avaliar estes novos aspetos da tecnologia em veículos e continuar a providenciar informações chave aos compradores de automóveis no futuro."

Michiel van Ratingen, Secretário Geral Euro NCAP