Notícias Mais tecnológica e até com tração integral. Eis a nova Ford Tourneo Connect

Apresentação

Mais tecnológica e até com tração integral. Eis a nova Ford Tourneo Connect

Baseada no Volkswagen Caddy, a nova Ford Tourneo Connect é o primeiro produto a emergir da parceria entre a Ford e a Volkswagen.

Ford Tourneo Connect

Cerca de dois anos depois de termos ficado a saber que a Ford e Volkswagen tinham celebrado vários acordos para o desenvolvimento conjunto de veículos comerciais, a Ford Tourneo Connect apresenta-se como o primeiro produto da Ford a resultar desses acordos.

Com chegada marcada para a primavera de 2022, a nova Tourneo Connect foi desenvolvida com base no também novo Volkswagen Caddy, o que é o mesmo que dizer que debaixo da carroçaria encontramos a muito conhecida plataforma MQB.

Disponível em quatro níveis de equipamento — Trend, Active, Sport e Titanium —  a nova Tourneo Connect apresenta-se ainda em duas versões de comprimento e, em opção, pode contar com sete lugares.

A NÃO PERDER: Esta é a face do renovado Ford Fiesta. O que mais mudou?
Ford Tourneo Connect

Diferenciar o mais possível

Tal como acontece com os primos do Grupo Stellantis (Citroën Berlingo, Peugeot Partner e Opel Combo) ou com os Renault Kangoo, Mercedes-Benz Citan e Nissan Townstar, é na dianteira que surgem as maiores diferenças entre a nova Tourneo Connect e o Volkswagen Caddy.

Por lá, o novo modelo da Ford disfarça bem a proximidade com o Caddy graças à grelha de grandes dimensões, aos novos faróis LED e aos para-choques com um desenho próprio. Já na lateral, a partilha de painéis é evidente e na traseira as diferenças resumem-se ao logótipo e à área à volta da matrícula.

Ford Tourneo Connect

Também no interior é fácil perceber que modelo serviu de base à nova Ford Tourneo Connect. O estilo é idêntico ao do Caddy (com exceção do volante) e por isso o maior destaque acaba por ser o ecrã central que mede 8,25” na versão Trend e vai até às 10” nas versões de topo Titanium, Sport e Active. Há ainda o opcional painel de instrumentos digital de 10,25”.

VEJAM TAMBÉM: Novo Ford Kuga FHEV. Será que este híbrido dá cartas no território da Toyota?

Um motor a gasolina, dois Diesel

No campo das motorizações, a nova Ford Tourneo Connect oferece os mesmos propulsores que o Caddy, com a única diferença a consistir no facto de aqui em vez de serem designados TSI e TDI passarem a ser conhecidos como Ecoboost (o motor a gasolina) e EcoBlue (o motor Diesel).

Assim sendo, temos um 1.5 Ecoboost com 114 cv e 220 Nm que pode ser acoplado a uma caixa manual de seis velocidades ou automática DSG de sete relações e dois 2.0 EcoBlue com 112 cv e 280 Nm ou 122 cv e 320 Nm.

Ford Tourneo Connect

No primeiro caso a transmissão está sempre a cargo de uma caixa manual de seis relações, enquanto no segundo é possível optar por uma caixa automática DSG de sete velocidades.

Por fim, ao basear-se no Caddy, a Tourneo Connect ganhou ainda uma inédita versão com tração integral (que “casa” muito bem com a versão Active). Equipada com o 2.0 EcoBlue de 122 cv, esta versão apenas pode ser equipada com a caixa manual de seis relações.

A NÃO PERDER: Para “petrolheads”. Ford cria perfume que cheira a gasolina

Tecnologia não foi esquecida

Tal como o Caddy, também a Ford Tourneo Connect conta com uma série de sistemas de assistência e ajuda à condução. Entre estes destacam-se o cruise control adaptativo, o assistente de manutenção na faixa de rodagem ou o “Trailer Assist”.

Ainda sem preços para o nosso mercado, as primeiras encomendas da Ford Tourneo Connect deverão começar a ser aceites no início do próximo ano.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Ford Puma?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford Puma ST (200 cv). Escolhiam este ou o Fiesta ST?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ford Puma ST (200 cv). Escolhiam este ou o Fiesta ST?