Notícias iX1. Futuro e inédito BMW X1 elétrico deixa-se «apanhar» em fotos-espia

Fotos-espia

iX1. Futuro e inédito BMW X1 elétrico deixa-se «apanhar» em fotos-espia

O inédito BMW iX1, a versão 100% elétrica do X1, tem revelação prevista para março ou abril, e promete várias versões, ao contrário do maior iX3.

fotos-espia BMW iX1

Já tínhamos visto em fotos-espia a próxima geração do BMW X1, a sua versão mais desportiva X1 M35i e só faltava mesmo «apanhar» o X1 elétrico, uma estreia absoluta na gama, que deverá adotar o nome de iX1.

A nova proposta elétrica da BMW vai ficar posicionada abaixo do iX3 e poderá muito bem assumir, a médio prazo, o papel de modelo elétrico mais acessível da marca bávara.

Tudo porque o i3 já não «caminha para novo» e não se prevê, de momento, que venha a ter um sucessor direto e o outro i3 conhecido, o Série 3 elétrico (e longo) para a China, não parece que chegue até nós no «velho continente».

VEJAM TAMBÉM: BMW iX M60. 619 cv e até 566 km de autonomia para o mais potente dos iX

Mais que uma versão

O futuro BMW iX1 terá como parente próximo o futuro e também inédito MINI Countryman elétrico, com ambos os SUV a partilharem entre si a plataforma (FAAR) e cadeia cinemática elétrica.

De momento ainda não são conhecidas especificações em concreto, mas os rumores mais recentes apontam para várias versões do modelo, com duas baterias de capacidades distintas à escolha e a possibilidade de haver versões com tração dianteira e tração integral, um pouco à imagem do que vemos naquele que deverá ser o seu mais direto rival, o Mercedes-Benz EQA.

fotos-espia BMW iX1
A visão possível do interior. Prevê-se que o design seja herdado em grande parte do novo BMW Série 2 Active Tourer. © Razão Automóvel

E mais?

De resto, as diferenças visuais entre o iX1 e os restantes X1 equipados só com motor de combustão ou os híbridos plug-in deverá seguir a receita que já vimos entre o iX3 e o X3.

O duplo rim será totalmente tapado, os para-choques deverão ser únicos ao modelo assim como as jantes (de desenho mais aerodinâmico) e deverá apresentar detalhes em azul, como temos vistos noutras propostas da BMW i.

VEJAM TAMBÉM: Os 11 novos SUV e Crossovers elétricos lançados em 2021. Qual escolher?

Com base em fotos-espia tiradas ao X1 anteriormente, foi elaborada uma projeção de como a futura geração do modelo poderá ser no final. Os novos X1 e iX1 não deverão afastar-se muito disto:

BMW X1 render
© Magnus Concepts / Razão Automóvel

 

Sabe esta resposta?
A BMW desenvolveu um protótipo de uma M3 carrinha no passado. Pertencia a que geração?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW M3 Touring E46. Nunca houve uma carrinha M3, mas esteve perto de acontecer