Notícias Skoda Karoq foi renovado. Saibam tudo o que mudou

Apresentação

Skoda Karoq foi renovado. Saibam tudo o que mudou

A Skoda renovou o Karoq, retocou-lhe o visual e deu-lhe mais tecnologia, mas deixou de fora a eletrificação.

Skoda Karoq 2022

A espera acabou. Depois de muitos teasers, a Skoda mostrou finalmente o novo Karoq, que passou pela habitual atualização de meio ciclo e ganhou novos argumentos para encarar a concorrência.

Lançado em 2017, rapidamente se afirmou com um dos pilares da marca checa na Europa e em 2020 conseguiu mesmo fechar o ano como o segundo modelo mais vendido da Skoda em todo o mundo, só atrás do Octavia.

Agora, passa por um importante facelift que lhe deu uma “lavagem de cara” e mais tecnologia, mas ainda sem qualquer aposta na eletrificação, tal como já tinha acontecido recentemente com o novo Skoda Fabia.

A NÃO PERDER: Novo Skoda Fabia em vídeo. O novo “rei do espaço” do segmento

Skoda Karoq 2022

Imagem: o que mudou?

Por fora, as diferenças centram-se quase por completo na secção dianteira, que ganhou novos grupos óticos em LED e uma grelha hexagonal mais larga, e ainda novos para-choques com cortinas de ar (nas extremidades) redesenhadas.

Pela primeira vez o Karoq estará disponível com faróis LED Matrix e na traseira os farolins contam com tecnologia Full LED de série. Também na traseira, salta à vista o para-choques redesenhado e o spoiler pintado na mesma cor da carroçaria.

Skoda Karoq 2022

As opções de personalização também foram dilatadas, com a Skoda a aproveitar esta renovação para introduzir duas novas cores para a carroçaria: Phoenix Orange e Graphite Grey. Também foram apresentados novos desenhos de jantes, cujo tamanho varia entre as 17 e as 19”.

Interior: mais conectado

No habitáculo, destaca-se uma maior preocupação com a sustentabilidade, com a marca checa a introduzir um nível de equipamento Eco que conta com tecidos vegan para os bancos e para o repousa-braços.

No geral, as opções de personalização do habitáculo foram aumentadas e, segundo a Skoda, o nível de conforto foi melhorado, com os bancos dianteiros a poderem ter ajuste elétrico com função de memória pela primeira vez, desde o nível de equipamento Style.

LEIAM TAMBÉM: Culpem as emissões. Afinal não vai haver Skoda Fabia Break

Já no capítulo multimédia estão disponíveis três sistemas de infoentretenimento: Bolerom, Amundsen e Columbus. Os dois primeiros contam com um ecrã tátil de 8”; o terceiro recorre a um ecrã de 9,2”.

A fazer equipa com o ecrã multimédia central estará um painel de instrumentos digital (de série) com 8”, sendo que a partir do nível Ambition se pode optar por um painel de instrumentos digital com 10,25”.

Skoda Karoq 2022

Eletrificação? Nem vê-la…

A gama continua a contar com motorizações Diesel e gasolina, que podem ser associadas a sistemas de tração dianteira ou integral, bem com a transmissões manuais de seis relações ou automáticas (dupla embraiagem) de sete relações.

Tipo Motor Potência Binário Transmissão Tração
Gasolina 1.0 TSI EVO 110 CV 200 Nm Manual 6v Dianteira
Gasolina 1.5 TSI EVO 150 CV 250 Nm Manual 6v / DSG 7v Dianteira
Gasolina 2.0 TSI EVO 190 CV 320 Nm DSG 7v 4×4
Diesel 2.0 TDI EVO 116 CV 300 Nm Manual 6v Dianteira
Diesel 2.0 TDI EVO 116 CV 250 Nm DSG 7v Dianteira
Diesel 2.0 TDI EVO 150 CV 340 Nm Manual 6v Dianteira
Diesel 2.0 TDI EVO 150 CV 360 Nm DSG 7v 4×4

O grande destaque acaba por ser o facto de o Karoq continuar a não contar com nenhuma proposta híbrida plug-in, opção que Thomas Schäfer, diretor executivo da marca checa, já tinha explicado que iria ficar limitada a apenas dois modelos: OctaviaSuperb.

Sportline, o mais desportivo

Tal como sempre acontece, a versão Sportline vai continua a assumir o papel de topo de gama e destaca-se por assumir um perfil mais desportivo e dinâmico.

Skoda Karoq 2022

Visualmente esta versão destaca-se das restantes por contar com apontamentos a preto um pouco por toda a carroçaria, para-choques na mesma cor, vidros traseiros escurecidos, faróis LED Matrix de série e jantes com um desenho específico.

A NÃO PERDER: É assim que se aterra um helicóptero no tejadilho de um Skoda Kodiaq

No interior, destaca-se o volante multifunções com três braços, os bancos mais desportivos e os acabamentos específicos.

Quando chega?

Fabricado na República Checa, na Eslováquia, na Rússia e na China, o Karoq estará disponível em 60 países.

A chegada aos concessionários está marcada para 2022, ainda que a Skoda não especifique a altura do ano em que isso vai acontecer.