Notícias Culpem as emissões. Afinal não vai haver Skoda Fabia Break

Antevisão

Culpem as emissões. Afinal não vai haver Skoda Fabia Break

Ao contrário do que foi inicialmente anunciado, a nova geração do Skoda Fabia não deverá contar com uma versão carrinha, pondo assim um ponto final nas carrinhas do segmento B.

Skoda Fabia

Apesar de ter chegado a ser oficialmente confirmada pelo diretor executivo da Skoda, Thomas Schäfer, há cerca de um ano, a carrinha do Skoda Fabia parece, ao que tudo indica, ter saído dos planos, como avança o site auto.cz que cita a agência noticiosa checa ČTK.

De acordo com aquela publicação, a direção da Skoda terá enviado uma carta aos seus funcionários onde não só anuncia o fim da Fabia Break como explica as razões por trás dessa decisão.

Nessa carta pode-se ler que “a norma Euro 7 acelerou drasticamente a transição para a mobilidade elétrica (…) assim, não só precisamos de mais carros elétricos como temos de nos «despedir mais cedo» de alguns dos modelos com motor de combustão. Assim, decidimos investir no futuro e dizer adeus a alguns modelos de combustão como a Skoda Fabia Break”.

A NÃO PERDER: Skoda assume desenvolvimento global da MQB-A0 para o Grupo Volkswagen
Skoda Fabia
Ao contrário do que aconteceu até agora, o Skoda Fabia estará disponível apenas num formato de carroçaria.

O fim de uma era

Caso se confirme esta mudança de planos, esta decisão vai marcar o fim de uma era na Skoda. Afinal de contas, desde que entrou no segmento B com o Favorit que a marca checa tinha uma variante carrinha do seu utilitário.

Foi assim com o Favorit, depois, já “debaixo do chapéu” do Grupo Volkswagen, com o Felicia e, claro está, com o Fabia ao longo das suas três gerações, tempo durante o qual a Fabia Break acumulou 1,5 milhões de unidades vendidas e representou 34% das vendas do modelo checo.

Com o desaparecimento da Skoda Fabia Combi, o segmento B passa a ter apenas uma carrinha, a Dacia Jogger, um modelo que a marca romena afirma ter “o melhor de cada categoria: o comprimento de uma carrinha, o espaço de um monovolume e o aspeto de um SUV” e que nós já pudemos ver ao vivo.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Skoda Kamiq?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Skoda Kamiq mais potente a gasolina. Vale a pena?