Notícias É assim que a Scania testa a segurança dos seus camiões elétricos

Segurança

É assim que a Scania testa a segurança dos seus camiões elétricos

Testar a segurança de um camião elétrico exige métodos específicos e por isso a Scania decidiu "sacrificar" um… Volkswagen Golf.

Scania crash-test

A eletrificação não se resume apenas aos automóveis. Prova disso é o crescente número de camiões elétricos (como o Nikola Tre) que têm vindo a aparecer. No entanto, estes exigem testes específicos de segurança e a prova disso é o teste que a Scania levou a cabo e que hoje te trazemos.

Como explica a Scania, nos camiões elétricos o principal objetivo passa por assegurar que a energia cinética do impacto é dissipada por toda a estrutura que envolve a bateria. Como a marca sueca de camiões afirma, a meta é que a energia do impacto se transforme em deformação plástica e afete componentes secundários.

Ora, apesar de as simulações atualmente usadas já permitirem obter dados bastante fidedignos, há informações que só podem ser obtidas através de testes físicos. Acerca desse facto, Mikael Littmann, chefe de testes mecânicos da Scania afirma: “Como queremos que o teste de colisão seja o mais realista possível, usamos um carro real para o impacto, pois este coloca muito mais stress na estrutura do que se usássemos uma barreira deformável”.

VÊ TAMBÉM: Jacinto Eco Camões. O camião de combate a incêndios elétrico, de controlo remoto e… português
Scania crash test

Um longo processo

A primeira vez que a Scania se viu na obrigação de aplicar métodos de crash-test específicos foi aquando do lançamento do seu primeiro camião híbrido. Desde então, a marca escandinava tem vindo a aperfeiçoar processos e hoje os seus camiões elétricos beneficiam dessa experiência.

Apesar de levarem meses a ser preparados, os crash-test “acabam em menos de um segundo” como diz Jakob Leygraf, engenheiro de testes no departamento de investigação e desenvolvimento da Scania.

Quanto ao resultado do teste, o vídeo da Scania é a melhor resposta possível a essa pergunta e deixa antecipar como será a segurança dos camiões elétricos com os quais nos deveremos começar a cruzar cada vez mais.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Audi SQ5 Sportback TDI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi SQ5 Sportback TDI revelado. Muda o formato, mantém-se o motor