Notícias Os Hipercarros de Le Mans! Nos bastidores do WEC em Portugal

Vídeo

Os Hipercarros de Le Mans! Nos bastidores do WEC em Portugal

Aproveitando a visita do WEC a Portugal, o Guilherme Costa revela-nos todos os segredos dos Hipercarros que correm em Le Mans.

WEC Portimão 2021

Por muito adorados que fossem os LMP1, os seus elevados custos de desenvolvimento acabaram por torná-los incomportáveis (e desinteressantes) para muitas marcas. Ciente disso mesmo, a FIA decidiu reinventar a categoria “rainha” das provas de resistência e o resultado foram os Hipercarros que há uns meses pudemos ver ao vivo nas 8 Horas de Portimão.

No total há duas formas de competir na categoria de topo: desenvolvendo um protótipo com base nos regulamentos LMH ou nos regulamentos LMDh. Sejam quais forem os regulamentos escolhidos como “base”, foram já várias as marcas que decidiram aproveitar esta alteração nas regras.

Na classe LMH teremos marcas como a ToyotaAlpinePeugeot e Ferrari, enquanto os regulamentos LMDh “seduziram” nomes como a  Audi, Acura, BMW, Cadillac, Porsche e, ao que parece, até a Lamborghini.

Ora, “à boleia” da etapa portuguesa do WEC, o Guilherme Costa teve oportunidade de andar pelos bastidores das provas de resistência.

Desde a logística necessária a este tipo de provas até aos novos regulamentos — onde o BoP ou Balance of Performance continua a ser muito discutido — até aos “segredos” deste tipo de provas e dos Hipercarros que nelas participam, tudo está explicado no mais recente vídeo do nosso canal de YouTube:

Sabe esta resposta?
Em que ano é que a Renault obteve a sua primeira vitória na Fórmula 1?