Desportos Motorizados

Surpresa. Também a Ferrari vai ter um Hypercar para Le Mans

Será em 2023 que veremos o regresso da Ferrari à mais alta categoria dos campeonatos de resistência, com um LMH (Le Mans Hypercar).

A última vez que vimos a Ferrari concorrer na mais alta categoria dos campeonatos de resistência foi em 1973, ainda nos tempos do WSC (World Sports Car Champioship). O regresso a esse escalão vai acontecer em 2023, 50 anos depois.

A nova categoria LMH, ou Le Mans Hypercar, do FIA World Endurance Championship (WEC), vê-se reforçada assim pela entrada anunciada da histórica marca italiana, que se segue às já confirmadas Toyota e Peugeot (a Aston Martin suspendeu a sua participação), e às menos conhecidas Scuderia Cameron Glickenhaus e ByKolles.

A Ferrari, no entanto, deverá encontrar também concorrentes na nova categoria LMDh (Le Mans Daytona Hybrid), que após alterações nos regulamentos à LMH nivelou as duas em performance (mas não em custos). Audi, Porsche e a Acura são, para já, as marcas confirmadas para esta categoria.

VÊ TAMBÉM: GR010 Hybrid. Este é a máquina com que a Toyota vai “atacar” Le Mans

A participação da Ferrari no WEC, há já muito tempo, tem-se resumido às categorias secundárias (mas não menos importantes), como a GTE Pro. Vai ser uma oportunidade de ver a Ferrari lutar novamente pelas posições cimeiras nas 24 Horas de Le Mans, prova que venceu por nove vezes, mas a última vitória aconteceu em… 1965, com um 250LM.

Ferrari 250LM, 1965
O 250LM foi o último Ferrari a conquistar a vitória absoluta nas 24 Horas de Le Mans, em 1965.

"Em mais de 70 anos de corridas, em pistas de todo o mundo, levámos os nossos carros de rodas cobertas à vitória, explorando soluções tecnológicas de ponta: inovações que surgem na pista e tornam qualquer carro de estrada produzido em Maranello extraordinário. Com o novo programa Le Mans Hypercar, a Ferrari afirma, mais uma vez, o seu compromisso desportivo e determinação em ser uma protagonista nos maiores eventos desportivos automóveis mundiais."

John Elkann, presidente da Ferrari

O anúncio da Ferrari é uma muito boa notícia e foi recebido com entusiasmo por várias entidades reguladoras, como a FIA, na voz do seu presidente:

"O anúncio do compromisso da Ferrari para o FIA WEC com uma entrada no Le Mans Hypercar a partir de 2023 é uma grande notícia para a FIA, a ACO (Automobile Club de l’Ouest) e o mundo mais vasto do desporto automóvel. Acredito no conceito de Hipercarros a competir no FIA WEC e nas 24 Horas de Le Mans relevantes para os carros de estrada. Estou ansioso por ver esta marca lendária assumir este projeto ambicioso."

Jean Todt, Presidente da FIA

Mais artigos em Notícias