Notícias A caminho de Le Mans? Lamborghini pode entrar na categoria LMDh em 2024

Antevisão

A caminho de Le Mans? Lamborghini pode entrar na categoria LMDh em 2024

As marcas a comprometerem-se com as provas de resistência continua a multiplicar-se e agora até a Lamborghini faz pontaria à categoria LMDh em 2024.

Lamborghini Huracán Super Trofeo EVO2

Depois de confirmada a entrada da Audi, Acura, BMW, Cadillac e Porsche na categoria LMDh (Le Mans Daytona Hybrid), também a Lamborghini parece estar a ponderar entrar numa das categorias de topo das provas de resistência (a outra é a LMH, ou Le Mans Hypercar, onde estão presentes a a Toyota, Alpine, Peugeot e Ferrari).

A decisão ainda não foi oficializada, contudo o site RACER avança que a Lamborghini Squadra Corse, o departamento de competição da marca italiana, se está a preparar para entrar na categoria que tanto pode concorrer no Campeonato Mundial de Resistência (WEC) como no norte-americano IMSA Championship, em 2024.

Para já, Chris Ward, Diretor Sénior de Competição da Lamborghini, ainda não pôde confirmar com 100% de certeza a entrada na categoria. Ainda assim, em declarações à publicação americana, o executivo da Lamborghini avançou que a decisão está 90% tomada.

A NÃO PERDER: O futuro da Lamborghini. Dos V12 ao primeiro elétrico
Lamborghini Squadra Corse
A entrada da Lamborghini na categoria LMDh está a ser preparada pela Squadra Corse, a sua divisão de competição.

O que falta para os 100%?

Ao contrário da maioria dos construtores, a Lamborghini não costuma, habitualmente, envolver-se diretamente ou oficialmente nas competições, sendo raras as vezes em que a marca de Sant’Agata Bolognese se apresentou com uma “equipa de fábrica”. Ora, é precisamente essa tradição que está a “atrasar” o anúncio da criação de um carro para a categoria LMDh.

Assim sendo, a Lamborghini estará à “espera” que algumas equipas se mostrem interessadas no seu carro para então avançar com o projeto. Sobre esta hipótese, Chris Ward já “levantou um pouco o véu”.

Segundo o “homem forte” da divisão de competição da Lamborghini, “há mais possibilidades de crescimento a trabalhar com uma equipa com a qual já competimos nos GT do que se “tomarmos conta” de uma equipa que compete com protótipos”. Ainda assim, Ward confirmou que estão a ser mantidas conversas com equipas habituadas a concorrer nas categorias de topo das provas de resistência.

A categoria LMDh promete ser mais acessível que a LMH, e além do mais permite aceder ao campeonato IMSA (que se efetua na América do Norte) além do WEC. O que até poderá facilitar os objetivos da Lamborghini em encontrar equipas para se juntarem a ela nesta nova aventura. Em relação aos LMP, já pudemos conhecer um dos seus participantes ao vivo, o Peugeot 9X8:

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Opel Calibra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento