Desde 44 275 euros
Hyundai Kauai EV 64 kWh testado. Um elétrico que nos deixa ir longe
O renovado Hyundai Kauai EV com a bateria de 64 kWh "oferece" 150 kW (204 cv) de potência e 484 km de autonomia. É este o Kauai elétrico a comprar?

Depois de termos testado o renovado Hyundai Kauai EV na versão com a bateria de “apenas” 39 kWh e 100 kW (136 cv), chegou a vez de conduzir o Kauai elétrico na sua versão mais potente e… capaz: bateria de 64 kWh, 150 kW (204 cv) e 484 km de autonomia.
Depois de em 2020 se ter consagrado como o quarto veículo elétrico mais vendido na Europa, o Kauai EV tem uma posição de destaque na ofensiva elétrica da Hyundai, ainda que o “ponta de lança” agora seja o IONIQ 5.
Mas porque em equipa que ganha também se mexe, a marca sul-coreana não perdeu tempo e atualizou o seu B-SUV elétrico para que ele continue a dar cartas num segmento cada vez mais competitivo.
A NÃO PERDER: Hyundai Kauai Electric bate mais um recorde: 790 km no “mundo real” sem carregar
Foi no exterior que o Kauai EV mais mudou. De perfil, as linhas gerais não sofreram alterações radicais (apesar de ter crescido 25 mm), mas a dianteira foi totalmente redesenhada, apresentando apenas uma entrada de ar inferior.
Tal como já acontecia, adota uma imagem dianteira distinta dos “irmãos” com motores a combustão, mas partilha com eles os faróis e as luzes diurnas, bem como as óticas traseiras, que também foram redesenhadas.
No interior, este B-SUV elétrico continua a destacar-se pela consola central de desenho exclusivo, elemento que o afasta dos outros Kauai, e viu reforçada a oferta tecnológica e de segurança.
A versão que testámos, a Vanguard, apresenta de série um painel de instrumentos digital de 10,25” e um ecrã tátil de 10,25” com o novo sistema de infoentretenimento AVN. No nível de equipamento Premium o ecrã central tátil (de série) tem “apenas” 8”.

Apesar de continuar a contar com plásticos algo duros, a qualidade de montagem continua em muito bom nível e isso “mede-se” pela ausência de ruídos parasitas no habitáculo.
A NÃO PERDER: Está mais barato. Renovado Hyundai Kauai elétrico chega a PortugalAplaudo a renovação estética exterior, que deixou este Kauai EV bem mais agradável (na minha opinião, claro…) e as novidades tecnológicas no interior, mas é aquilo que está escondido sob o capô e sob o piso do habitáculo que continuam a fazer deste um dos SUV elétricos mais interessantes do mercado.

Nesta configuração, a mais potente disponível, o Hyundai Kauai EV apresenta-se com uma bateria de 64 kWh (montada em posição central) e com um motor elétrico que produz 150 kW (204 cv) e 395 Nm.
Graças a estes números, o Kauai EV continua a ser capaz de impressionar à saída dos semáforos, já que cumpre o sprint dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,9s (a versão de 39 kWh e 136 cv precisa de 9,9s) e atinge os 167 km/h de velocidade máxima (limitada).

E os consumos?
Mas é a gestão de energia e, por consequência, a autonomia que mais saltam à vista: para esta versão do Kauai EV a marca sul-coreana reivindica 484 km de autonomia (ciclo WLTP).
No final deste ensaio de quatro dias a média de consumo que registei foi de muito bons 13,3 kWh/100 km. E se recorrermos à calculadora, percebemos que este valor nos permite alcançar 481 km com uma só carga.
E posso garantir-vos que não andei propriamente a “trabalhar para a média” e o calor que se fazia sentir tornava o uso de ar condicionado obrigatório.

Aqui, os três modos de condução disponíveis — “Normal”, “Eco” e “Sport” — e os quatro modos de regeneração (selecionáveis através das patilhas na coluna de direção) que temos à nossa disposição também assumem um papel importante. A eficácia de aproveitamento da energia nas travagens e nas desacelerações é muito interessante.
Quando a bateria se esgota as boas notícias continuam. É que o Kauai EV suporta carregamentos de até 100 kW (corrente direta), sendo que nesse caso é possível carregar a bateria dos 0 aos 80% em apenas 47 minutos.

E a dinâmica?
Desde que foi lançado, em 2017, o Hyundai Kauai sempre se destacou pelos seus atributos dinâmicos, muito por culpa do seu chassis. Podemos dizer — e já o escrevemos algumas vezes… — que este foi um B-SUV que “nasceu bem”.
LEIAM TAMBÉM: IONIQ 5. O primeiro teste em vídeo ao novo elétrico da HyundaiE é precisamente isso que lhe permite ser tão competente com as mais diversas motorizações. Nesta versão movida exclusivamente a eletrões volta a merecer o nosso elogio, graças à direção muito direta e precisa, que nem por isso deixa de ser muito comunicativa.

Já a suspensão consegue um bom compromisso entre conforto e dinâmica, permitindo que o comportamento deste Kauai EV tenha tanto de seguro e previsível como de divertido.
A NÃO PERDER: Testámos o Hyundai Bayon 1.0 T-GDi Premium. Será que o Kauai se deve “preocupar”?Aqui, o único reparo que tenho a fazer está relacionado com a tração. Acelerar a fundo e com praticamente 400 Nm de binário imediatamente à disposição, em combinação com os pneus “ecológicos”, coloca algumas dificuldades ao eixo dianteiro em passar toda a força do motor elétrico para o asfalto.

Mas moderem um pouco mais o uso do acelerador e a experiência ao volante deste Hyundai Kauai elétrico é sempre muito agradável, pautada pelo silêncio e pelo conforto. E aqui, o facto de olharmos para o painel de instrumentos e não vermos a autonomia a cair a pique também contribui (e muito!) para a sensação de tranquilidade.
Descubra o seu próximo automóvel:
É o carro certo para si?
Se estiverem “de olho” no renovado Hyundai Kauai EV vale a pena olhar para a versão com bateria de 39 kWh e 136 cv de potência. Pode não ter o mesmo “poder de fogo” da versão que conduzi, nem a mesma autonomia (305 km “contra” 487 km), mas nem por isso merece ser imediatamente descartada.

Se tiverem onde carregar regularmente e fizerem percursos relativamente curtos no dia a dia a diferença de preço pode justificar a compra do Kauai EV de 39 kWh. A versão que testámos, a Vanguard 64 kWh, começa nos 44 275 euros, ao passo que a Vanguard 39 kWh arranca nos 39 305 euros.
Porém, se não quiserem andar constantemente a olhar para a autonomia ou se simplesmente quiserem alargar o raio de utilização deste elétrico, então esta bateria de 64 kWh faz toda a diferença e faz todo o sentido.

São 487 km de autonomia relativamente fáceis de alcançar e mais de 200 cv de potência. Na gama, só o Kauai N é mais potente, com 280 cv.
Muito bem equipado, com uma imagem apelativa e com um interior muito bem construído, o Kauai EV continua a assumir-se como uma das propostas mais interessantes do segmento.

Preço
unidade ensaiada
Versão base: €44.275
Classificação Euro NCAP:
- Motor
- Arquitectura: Motor elétrico
- Posição: Dianteira transversal
- Carregamento: Bateria de iões de lítio com 64 kWh
- Potência: 150 kW (204 cv)
- Binário: 395 Nm
- Transmissão
- Tracção: Dianteira
- Caixa de velocidades: Caixa redutora com uma relação
- Capacidade e dimensões
- Comprimento / Largura / Altura: 4205 mm / 1800 mm / 1570 mm
- Distância entre os eixos: 2600 mm
- Bagageira: 332 litros (1114 litros)
- Jantes / Pneus: 215/55 R17
- Peso: 1760 kg
- Consumo e Performances
- Consumo médio: 14,7 kWh/100 km; Autonomia: 484 km
- Emissões de CO2: 0 g/km
- Vel. máxima: 167 km/h (limitada)
- Aceleração: 7,9s
- Garantias
- Mecânica: 7 anos sem limite de quilómetros
-
Equipamento
- Jantes em linha leve de 17''
- Painel de instrumentos digital de 10,25''
- Ecrã touch de 10,25'' com Sistema de Navegação
- Estofos em pele e tecido
- Espelhos exteriores com recolha elétrica
- Faróis dianteiros e traseiros em LED
- Carregador sem fios para smartphone
- Câmara de estacionamento e sensores traseiros
- Pintura Two Tone
- Coluna de direção com regulação manual em altura e profundidade
- Cruise Control
- Ar condicionado automático 1 zona com sistema de desembaciamento automático
- Integração de smartphone Apple Carplay e Android Auto
- Sistema de som Krell
- Carregador On Board trifásico de 11kW
- Sistema de Manutenção à faixa de rodagem (LKA)
- Sistema de alerta de fadiga do condutor (DAW)
- Sensor de luz (Faróis de acendimento automático)
- Sensor de chuva (Limpa para-brisas de ativação automática)
- Alerta de arranque do veículo dianteiro (LVDA)
Avaliação
- Autonomia
- Gestão do sistema elétrico
- Dinâmica
- Construção/Isolamento
- Espaço nos bancos traseiros
- Bagageira
- Preço (sem campanha)
Sabe responder a esta?
Em que ano foi lançado o Hyundai S Coupe?
Em cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?Mais artigos em Testes, Ensaio
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL