Notícias Hyundai Kauai Electric bate mais um recorde: 790 km no “mundo real” sem carregar

Recordes

Hyundai Kauai Electric bate mais um recorde: 790 km no “mundo real” sem carregar

Ao longo de 15 horas e 17 minutos o Hyundai Kauai Electric circulou pela M30, a estrada mais movimentada de Espanha e o resultado foi um novo recorde.

Hyundai Kauai Electric recorde_1 (2)

Depois de há uns meses ter batido um recorde de autonomia em condições (muito) controladas, o Hyundai Kauai Electric voltou a surpreender e desta vez alcançou um recorde, mas em condução no “mundo real”.

O Kauai Electric usado correspondia à versão mais potente com a bateria de maior capacidade — 204 cv e bateria de 64 kWh — e se o valor de autonomia homologado em ciclo urbano (WLTP) aponta para os 660 km, a verdade é que nas mãos dos nossos colegas do El País esse provou ser um número algo conservador.

O palco escolhido para esta “prova de fogo” foi a M30, uma circular à volta de Madrid e que se estende por 32,5 km, contando com limites de velocidade, dependendo da zona, de 90 km/h, 70 km/h e até 50 km/h, e ainda há semáforos. Por lá circulam diariamente 300 mil carros e, durante 15 horas e 17 minutos, um deles foi o Kauai Electric recordista.

A NÃO PERDER: Hyundai Kauai Hybrid foi renovado e tem mais rivais. Ainda é opção a ter em conta?
Hyundai Kauai Electric
A “prova” de mais um recorde alcançado pelo Kauai Electric.

A prova

Com uma equipa composta por três condutores encarregue de tentar o recorde, o Kauai Electric saiu para a estrada com a bateria totalmente carregada e o computador de bordo a prometer uma autonomia total de 452 km (influenciada pelo tipo de condução praticada nos dias anteriores e pelos consumos até então averbados).

No primeiro turno de condução, entre as 6h00 e as 10h00, o crossover sul-coreano enfrentou condições perto de ideais: pouco trânsito e temperaturas amenas. Durante esse período foram percorridos 205 km e a média de consumo fixava-se nuns impressionantes 8,2 kWh/100 km (bem abaixo dos 14,7 kWh/100 km oficiais). Já a média de velocidade foi de 51,2 km/h.

No segundo turno de condução, entre as 10h00 e as 14h29 a velocidade média aumentou para os 55,7 km/h, os quilómetros totais percorridos ultrapassaram a autonomia originalmente prevista pelo computador de bordo (455 km) e os consumos ficaram-se pelos 8,5 kWh/100 km.

Para o terceiro turno estava marcada a “ultrapassagem” à autonomia máxima oficial. Ao longo de quase cinco horas o Kauai Electric percorreu mais 249,4 km a uma velocidade média de 49,2 km/h e atingiu assim um total de 704,4 km percorridos. Já no último turno, foi possível percorrer ainda 85,6 km até terminar a prova.

No total, ao longo de 15 horas e 17 minutos o Hyundai Kauai Electric percorreu 790 km, realizou 24 “voltas” à M30 e averbou um consumo médio surpreendente de 8,2 kWh/100 km.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Hyundai S Coupe?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?