Apresentação

Audi TT RS veste-se a rigor para os 40 anos do sistema quattro

Para celebrar os 40 anos do sistema quattro a Audi criou uma série especial do Audi TT RS limitada a 40 unidades e exclusiva para a Alemanha.

Símbolo da Audi, o sistema quattro comemora este ano o seu 40º aniversário. Razão que justifica a criação, pela marca alemã, de uma série muito especial do Audi TT RS.

Limitado a 40 unidades e exclusiva para o mercado alemão, o Audi TT RS 40 years of quattro (é esta a sua designação oficial) surge com uma decoração específica que visa homenagear o modelo que eternizou este sistema de tração integral: o Audi Quattro original.

Desta forma, o TT RS foi pintado na cor branco Alpine e recebeu diversos logótipos e decalques que recordam o Audi Sport quattro S1 com que Walter Röhrl venceu 1987 em Pikes Peak. No capô temos uma entrada de ar com acabamentos carbono gloss e além disto há ainda a destacar as jantes de 20” e a adoção de um kit aerodinâmico.

VÊ TAMBÉM: Audi R8 “Green Hell”. É assim que se comemoram cinco vitórias no Nürburgring
Audi TT RS

Desenvolvido no túnel de vento este inclui, entre outros, elementos como um splitter dianteiro, uma asa traseira fixa e um difusor. Tudo isto traduziu-se numa downforce sobre o eixo traseiro à velocidade máxima de cerca de 5 kg.

Quanto ao interior, podemos, se quisermos, abdicar dos bancos traseiros, substituindo-os por uma estrutura em carbono que permite acrescentar rigidez torcional e perder peso (cerca de 16 kg). Ainda por lá encontramos acabamentos em Alcantara, diversos logótipos e, claro está, um a placa que relembra que este Audi TT RS é especial.

VÊ TAMBÉM: Audi. Motores de combustão interna têm futuro, até os Diesel

E a mecânica?

No capítulo mecânico o Audi TT RS 40 years of quattro recorre a um 2.5 TFSI de cinco cilindros da Audi Sport (curiosamente, o mesmo usado pelo KTM X-Bow GTX).

Vencedor do prémio “International Engine of the Year Award” por nove vezes, este motor apresenta-se neste Audi TT RS muito especial com 400 cv e 480 Nm, enviando a sua potência às quatro rodas através do sistema quattro (que conta com controlo seletivo de binário) por intermédio de uma caixa de sete relações S tronic.

VÊ TAMBÉM: Q2 atualizado. O que traz de novo o mais pequeno SUV da Audi?

Tudo isto permite ao Audi TT RS 40 years of quattro alcançar os 280 km/h de velocidade máxima e cumprir os 0 aos 100 km/h em apenas 3,7s.

Como já referimos, será limitado a apenas 40 unidades que serão vendidas, exclusivamente, na Alemanha, com o TT RS 40 years of quattro a custar uns substanciais 114 040 euros, com comercialização a iniciar ainda este mês.

Sabes responder a esta?
Qual era a potência da Audi RS2?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Audi RS2

Mais artigos em Notícias