Notícias Ford Focus RS500. Só se fizeram 500 e este vai a leilão

Leilões

Ford Focus RS500. Só se fizeram 500 e este vai a leilão

Limitado a 500 unidades e com apenas uma cor — preto mate — o Ford Focus RS500 é um dos mais exclusivos Focus que existem. Este está à venda.

Ford Focus RS500
RM Sotheby's

Lançado em abril de 2010 como uma espécie de despedida da segunda geração do Focus, o Ford Focus RS500 é uma das mais raras versões do compacto da marca norte-americana.

Afinal de contas, apenas foram produzidas 500 unidades, sendo que todas elas se apresentavam na mesma cor: preto mate. Mas a maior novidade encontrava-se por baixo do capô.

Apesar de ser o mesmo motor dos Focus RS “normais”, ou seja, um cinco cilindros em linha com 2.5 l e turbo (de origem Volvo), este não era exatamente igual ao dos seus irmãos. Além de um intercooler maior, contava com uma caixa do filtro de ar de maiores dimensões, um novo escape, nova bomba de combustível e ainda um software de gestão do motor revisto.

A NÃO PERDER: Ford Focus Active 1.5 Diesel testado. Precisamos mesmo de um SUV?

O resultado final eram 350 cv e 460 Nm entre as 2500 e as 4500 rpm em vez dos habituais 305 cv e 440 Nm. Já a transmissão estava a cargo de uma caixa manual de seis velocidades que enviava estes gordos números apenas e só às rodas dianteiras.

Era capaz de acelerar até aos 100 km/h em 5,6s e atingir os 265 km/h de velocidade máxima, mas foi toda a experiência de condução que se destacou, caracterizando-se por ser algo rude nas suas maneiras — não deixa de ser um dos tração dianteira mais potentes de sempre —, mas nunca aborrecido.

A unidade leiloada

A ser leiloada pela RM Sotheby’s, esta unidade do Focus RS500 encontra-se em Karlskron, na Alemanha. Vendida nova para um cliente na Dinamarca, esta unidade conta apenas com 51 mil quilómetros.

Num estado imaculado, este Ford Focus RS500 recebeu uma nova correia de distribuição em março de 2020 e tem todos os manuais.

Além disso, conta ainda com uma suspensão desportiva da KW Clubsport. Contudo, para assegurar a sua exclusividade e originalidade, o futuro proprietário, além do veículo em si, receberá também os componentes da suspensão original.

Não foi anunciado um preço de reserva.

TÊM DE VER: Duas gerações Ford Focus RS em confronto

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Ford Mondeo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fim da linha. Ford Mondeo deixa de ser produzido em 2022
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Fim da linha. Ford Mondeo deixa de ser produzido em 2022