Notícias Renovado Volkswagen Polo GTI a caminho. i20 N e Fiesta ST deverão ficar preocupados?

Antecipação

Renovado Volkswagen Polo GTI a caminho. i20 N e Fiesta ST deverão ficar preocupados?

Há umas semanas ficámos a conhecer o renovado Volkswagen Polo, agora a marca alemã levanta a ponta do véu sobre o Polo GTI.

Volkswagen Polo GTI teaser

Quando ficámos a conhecer o refrescado Polo há umas semanas, ficou desde logo prometida que a versão mais potente e desportiva do modelo, o Polo GTI, continuaria a fazer parte da gama.

Dito e feito, a Volkswagen acaba de divulgar o primeiro teaser do pocket rocket, antecipando a sua frente através de um render.

Este primeiro vislumbre do modelo acontece poucos dias antes do Festival de Wörthersee, o tradicional evento para os fãs do GTI que acontece na Áustria desde 1982. Infelizmente, e tal como aconteceu o ano passado por causa da pandemia do Covid-19, também este ano o evento foi cancelado.

VEJAM TAMBÉM: Marco Pavone, designer da Volkswagen: “É o Polo com o caráter mais forte de sempre”
Volkswagen Polo GTI teaser
Como no Golf GTI vemos a adição de luzes de formato hexagonal no para-choques (faróis de nevoeiro), assim como a característica linha decorativa vermelha — imagem de marca dos GTI na Volkswagen —, aqui posicionada acima da estreita faixa LED que atravessa a grelha dianteira. O emblema GTI encontra-se na estreia grelha.

A Volkswagen não divulgou quaisquer dados sobre o que esperar do renovado Polo GTI. No entanto, tendo como ponto de partida o que vimos na renovação do utilitário alemão, não é de esperar mudanças por baixo do capô. A motivar o compacto hot hatch teremos, assim, o EA888, o quatro cilindros em linha turbo, com 2,0 l de capacidade com, pelo menos, 200 cv de potência.

A transmissão continuará a ser às rodas dianteiras e como já acontecia, deverá estar a cargo exclusivamente de uma caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades.

Revelação no final de junho

Quando for revelado, no final de junho de 2021, o Volkswagen Polo GTI contará com apenas três rivais: o Ford Fiesta ST, Hyundai i20 N e o MINI Cooper S.

Este é um nicho que parece também estar em crise, com o número de propostas a ser cada vez mais reduzido: os franceses da Renault e Peugeot não têm intenções de adicionar variantes apimentadas do Clio e do 208; não existem planos para um CUPRA Ibiza e os italianos nem sequer estão presentes no segmento. Sim, existe um Toyota GR Yaris, mas em matéria de performance e preço está simplesmente noutro patamar — será que haveria espaço no mercado para uma variante menos possante e apenas duas rodas motrizes?

Sabe esta resposta?
O CUPRA Formentor tem duas variantes híbridas plug-in. Quantos cavalos tem a mais potente delas?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O que vale o CUPRA Formentor eletrificado mais potente?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O que vale o CUPRA Formentor eletrificado mais potente?