Apresentação
Novo Honda HR-V chega no final de 2021 apenas como híbrido
O novo HR-V Hybrid dá continuidade à aposta de eletrificação da Honda e apresenta-se com um visual totalmente distinto e um habitáculo ainda mais espaçoso.

O novo Honda HR-V Hybrid dá continuidade à aposta de eletrificação da fabricante nipónica e assume-se como peça fundamental para a estratégia da marca na Europa, mercado onde a marca terá uma gama totalmente eletrificada já em 2022.
Os recém-apresentados Jazz e Crosstar também assumem uma posição de destaque na estratégia de eletrificação da marca, juntamente com o CR-V, e contribuem de forma significativa para que 65% das vendas totais da Honda na Europa sejam de veículos híbridos. Mas no capítulo da eletrificação, o “ponta de lança” é mesmo o Honda e, o primeiro elétrico de produção da marca japonesa.
Com mais de 3,8 milhões de unidades vendidas em todo o mundo desde que foi lançado, em 2013 (no Japão, com a designação Honda Vezel), o novo HR-V Hybrid — a sua designação oficial — é um “cartão-de-visita” importante para a Honda.
A NÃO PERDER: Honda Crosstar testado. Qual o preço de se estar na moda?
Linhas de inspiração coupé
Com linhas mais horizontais, de traço simples e alongado, o novo HR-V Hybrid distingue-se do modelo da geração anterior de forma clara, com a Honda a afirmar que se inspirou no formato coupé para definir as linhas gerais deste crossover.
Para isso muito contribui a linha de tejadilho mais baixa (menos 20 mm em relação ao modelo anterior), ainda que a subida do tamanho das jantes para 18” e o aumento da altura ao solo em 10 mm tenham ajudado a reforçar a postura robusta do modelo.

Na dianteira, salta à vista a nova grelha na cor da carroçaria que integra o logótipo da marca, desaparecendo por completo a enorme moldura cromada da geração anterior, a assinatura luminosa rasgada com tecnologia Full LED, e o pilar A mais inclinado.
Na lateral, uma linha horizontal que ajuda a vincar a linha de cintura de um modelo que passou a contar com uma faixa luminosa a toda a largura da traseira, com as óticas a estarem unidas por uma barra iluminada.
Interior de linhas simples
Construído com base na plataforma GSP (Global Small Platform), a mesma que encontramos no novo Honda Jazz, o HR-V Hybrid manteve as dimensões exteriores do modelo anterior, mas passou a oferecer mais espaço.

Tal como acontece no exterior, o habitáculo destaca-se por apresentar linhas horizontais e uma aparência mais elegante, indo ao encontro do que a Honda já tinha mostrado no Jazz e no Crosstar.
Ao centro do tabliê, um ecrã com 9” com o sistema HMI que permite integração com o smartphone através dos sistemas Apple CarPlay (dispensa o uso de cabo) e Android Auto. Atrás do volante, um painel digital de 7” que apresenta as informações mais pertinentes para o condutor.
Destaca-se também o novo Sistema de Difusor de Ar, com saídas de ar em forma de “L”, posicionadas nos cantos superiores do tabliê, a direcionarem o ar ao longo das janelas dianteiras, criando uma cortina de ar pela lateral e por cima dos passageiros. De acordo com a Honda, esta solução permite evitar o impacto direto da projeção de ar sobre os passageiros, criando um ambiente mais confortável.

Os bancos dianteiros, com uma nova estrutura de suporte, são em tudo semelhantes aos que encontramos no novo Jazz e contribuem para uma posição de condução 10 mm mais elevada que no modelo anterior, para um campo de visão mais amplo.
VEJAM TAMBÉM: Testei o Honda Civic Type R como nunca ninguém o testou… devagarFoco na habitabilidade
Atrás, na segunda fila de bancos, destaque para o espaço adicional de 35 mm para as pernas — o HR-V atual já era um dos mais espaçosos modelos do segmento —, a possibilidade de inclinação dos assentos até dois graus e a integração dos já famosos Bancos Mágicos da Honda. Esta solução, também presente no Jazz e no Crosstar, permite levantar o fundo dos bancos em direção às costas para assim conseguir carregar objetos na vertical.

Quanto à bagageira, a Honda não revelou o tamanho exato disponível, mas adiantou que é semelhante ao do modelo anterior (470 litros). Confirmada está a inclusão da função “walk away close“, com a tampa da mala a fechar sozinha quando o utilizador se afasta.
Apenas e só híbrido…
O HR-V Hybrid, como o nome indica, conta — exclusivamente — com a tecnologia híbrida e:HEV da Honda, que integra dois motores elétricos conectados a um motor a gasolina i-VTEC de 1.5 litros de ciclo Atkinson (com 106 cv) para uma potência máxima combinada de 131 cv e 253 Nm de binário máximo enviados apenas ao eixo dianteiro.

Durante a utilização, o motor de combustão interna é quase sempre usado como gerador para carregar a bateria, montada sob o piso da bagageira, que por sua vez alimenta o motor elétrico. Apenas a velocidades mais elevadas (como em autoestrada) o motor a gasolina é usado para movimentar diretamente as rodas, uma solução mais eficiente de acordo com a Honda, que permite otimizar os consumos.
Existem três modos de condução disponíveis (Eco/Normal/Sport) e dois níveis de intensidade de regeneração, sendo o “B” o mais elevado e que pode ser acionado através da alavanca da transmissão.
A NÃO PERDER: Honda Civic 1.0 VTEC Turbo (129cv). O melhor motor do segmento?Sistemas de segurança melhorados
O HR-V Hybrid recebe, pela primeira vez, o sistema Honda SENSING da marca do país do sol nascente, passando a contar com uma nova câmara dianteira monocular mais ampla e de maior definição. Isto permitiu melhorar, entre outras coisas, o sistema de deteção de peões com função de travagem automática à noite, que agora também é capaz de detetar ciclistas e motociclos.

O monitor de trânsito lateral também foi reforçado, tal como o sistema de informação do ângulo morto. Igualmente novo é o sistema de assistência em descida, disponível pela primeira vez na Europa no HR-V, que permite um melhor controlo em descidas íngremes com baixa aderência.
Quando chega?
O novo Honda HR-V Hybrid estará disponível na Europa no final de 2021. Até ao momento ainda não são conhecidos os preços.
Sabe responder a esta?
Qual é a capacidade da bagageira do Honda e?
Não acertou..
Mas pode descobrir a resposta aqui::
Mazda MX-30 contra Honda e. Qual é o melhor para ti?Em cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
Mazda MX-30 contra Honda e. Qual é o melhor para ti?Mais artigos em Notícias
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL