Notícias Novo Honda HR-V chega no final de 2021 apenas como híbrido

Apresentação

Novo Honda HR-V chega no final de 2021 apenas como híbrido

O novo HR-V Hybrid dá continuidade à aposta de eletrificação da Honda e apresenta-se com um visual totalmente distinto e um habitáculo ainda mais espaçoso.

Honda HR-V Hybrid

O novo Honda HR-V Hybrid dá continuidade à aposta de eletrificação da fabricante nipónica e assume-se como peça fundamental para a estratégia da marca na Europa, mercado onde a marca terá uma gama totalmente eletrificada já em 2022.

Os recém-apresentados Jazz e Crosstar também assumem uma posição de destaque na estratégia de eletrificação da marca, juntamente com o CR-V, e contribuem de forma significativa para que 65% das vendas totais da Honda na Europa sejam de veículos híbridos. Mas no capítulo da eletrificação, o “ponta de lança” é mesmo o Honda e, o primeiro elétrico de produção da marca japonesa.

Com mais de 3,8 milhões de unidades vendidas em todo o mundo desde que foi lançado, em 2013 (no Japão, com a designação Honda Vezel), o novo HR-V Hybrid — a sua designação oficial — é um “cartão-de-visita” importante para a Honda.

A NÃO PERDER: Honda Crosstar testado. Qual o preço de se estar na moda?

Honda HR-V e:HEV 2021Linhas de inspiração coupé

Com linhas mais horizontais, de traço simples e alongado, o novo HR-V Hybrid distingue-se do modelo da geração anterior de forma clara, com a Honda a afirmar que se inspirou no formato coupé para definir as linhas gerais deste crossover.

Para isso muito contribui a linha de tejadilho mais baixa (menos 20 mm em relação ao modelo anterior), ainda que a subida do tamanho das jantes para 18” e o aumento da altura ao solo em 10 mm tenham ajudado a reforçar a postura robusta do modelo.

Honda HR-V e:HEV 2021
Honda HR-V e:HEV 2021
VER TAMBÉM: Testámos o Honda Jazz HEV. A “receita” certa para o segmento?

 

Na dianteira, salta à vista a nova grelha na cor da carroçaria que integra o logótipo da marca, desaparecendo por completo a enorme moldura cromada da geração anterior, a assinatura luminosa rasgada com tecnologia Full LED, e o pilar A mais inclinado.

Na lateral, uma linha horizontal que ajuda a vincar a linha de cintura de um modelo que passou a contar com uma faixa luminosa a toda a largura da traseira, com as óticas a estarem unidas por uma barra iluminada.
Honda HR-V e:HEV 2021

LEIAM TAMBÉM: Razão vs emoção. Testámos o elétrico Honda E

Interior de linhas simples

Construído com base na plataforma GSP (Global Small Platform), a mesma que encontramos no novo Honda Jazz, o HR-V Hybrid manteve as dimensões exteriores do modelo anterior, mas passou a oferecer mais espaço.

Honda HR-V e:HEV 2021

Tal como acontece no exterior, o habitáculo destaca-se por apresentar linhas horizontais e uma aparência mais elegante, indo ao encontro do que a Honda já tinha mostrado no Jazz e no Crosstar.

Ao centro do tabliê, um ecrã com 9” com o sistema HMI que permite integração com o smartphone através dos sistemas Apple CarPlay (dispensa o uso de cabo) e Android Auto. Atrás do volante, um painel digital de 7” que apresenta as informações mais pertinentes para o condutor.

Destaca-se também o novo Sistema de Difusor de Ar, com saídas de ar em forma de “L”, posicionadas nos cantos superiores do tabliê, a direcionarem o ar ao longo das janelas dianteiras, criando uma cortina de ar pela lateral e por cima dos passageiros. De acordo com a Honda, esta solução permite evitar o impacto direto da projeção de ar sobre os passageiros, criando um ambiente mais confortável.

Honda HR-V e:HEV 2021

Os bancos dianteiros, com uma nova estrutura de suporte, são em tudo semelhantes aos que encontramos no novo Jazz e contribuem para uma posição de condução 10 mm mais elevada que no modelo anterior, para um campo de visão mais amplo.

VEJAM TAMBÉM: Testei o Honda Civic Type R como nunca ninguém o testou… devagar

Foco na habitabilidade

Atrás, na segunda fila de bancos, destaque para o espaço adicional de 35 mm para as pernas — o HR-V atual já era um dos mais espaçosos modelos do segmento —, a possibilidade de inclinação dos assentos até dois graus e a integração dos já famosos Bancos Mágicos da Honda. Esta solução, também presente no Jazz e no Crosstar, permite levantar o fundo dos bancos em direção às costas para assim conseguir carregar objetos na vertical.

Honda HR-V e:HEV 2021

Quanto à bagageira, a Honda não revelou o tamanho exato disponível, mas adiantou que é semelhante ao do modelo anterior (470 litros). Confirmada está a inclusão da função “walk away close“, com a tampa da mala a fechar sozinha quando o utilizador se afasta.

Apenas e só híbrido…

O HR-V Hybrid, como o nome indica, conta — exclusivamente — com a tecnologia híbrida e:HEV da Honda, que integra dois motores elétricos conectados a um motor a gasolina i-VTEC de 1.5 litros de ciclo Atkinson (com 106 cv) para uma potência máxima combinada de 131 cv e 253 Nm de binário máximo enviados apenas ao eixo dianteiro.

Honda HR-V e:HEV 2021

Durante a utilização, o motor de combustão interna é quase sempre usado como gerador para carregar a bateria, montada sob o piso da bagageira, que por sua vez alimenta o motor elétrico. Apenas a velocidades mais elevadas (como em autoestrada) o motor a gasolina é usado para movimentar diretamente as rodas, uma solução mais eficiente de acordo com a Honda, que permite otimizar os consumos.

Existem três modos de condução disponíveis (Eco/Normal/Sport) e dois níveis de intensidade de regeneração, sendo o “B” o mais elevado e que pode ser acionado através da alavanca da transmissão.

A NÃO PERDER: Honda Civic 1.0 VTEC Turbo (129cv). O melhor motor do segmento?

Sistemas de segurança melhorados

O HR-V Hybrid recebe, pela primeira vez, o sistema Honda SENSING da marca do país do sol nascente, passando a contar com uma nova câmara dianteira monocular mais ampla e de maior definição. Isto permitiu melhorar, entre outras coisas, o sistema de deteção de peões com função de travagem automática à noite, que agora também é capaz de detetar ciclistas e motociclos.

Honda HR-V e:HEV 2021

O monitor de trânsito lateral também foi reforçado, tal como o sistema de informação do ângulo morto. Igualmente novo é o sistema de assistência em descida, disponível pela primeira vez na Europa no HR-V, que permite um melhor controlo em descidas íngremes com baixa aderência.

Quando chega?

O novo Honda HR-V Hybrid estará disponível na Europa no final de 2021. Até ao momento ainda não são conhecidos os preços.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Honda e?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mazda MX-30 contra Honda e. Qual é o melhor para ti?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Mazda MX-30 contra Honda e. Qual é o melhor para ti?