Notícias Honda S2000 de regresso? Novos rumores apontam que sim

Rumores

Honda S2000 de regresso? Novos rumores apontam que sim

Ao que parece, o Honda S2000 poderá regressar em 2024 com o motor do Civic Type R. Pelo menos é o que adianta uma fonte da revista "Forbes".

Honda S2000

Há muito discutido e desejado, o regresso do Honda S2000 tem sido sucessivamente prometido e desmentido. Agora, parece haver uma “luz ao fundo do túnel” para todos os que anseiam pelo regresso do famoso roadster nipónico.

De acordo com a revista “Forbes”, uma fonte dentro da marca japonesa terá revelado que a equipa de marketing da Honda estará a estudar a exequibilidade do regresso do S2000, tentando perceber se ainda existirá mercado para um modelo com as suas características.

Segundo essa fonte, a acontecer, o novo Honda S2000 manter-se-á bastante fiel ao conceito base do original: a mesma arquitetura (motor longitudinal dianteiro e tração traseira), dimensões compactas (o original tinha 4,1 m de comprimento e 1,75 m de largura), dois lugares, e um peso relativamente baixo.

VÊ TAMBÉM: Velocidade Furiosa. Sabias que os Honda S2000 nos dois primeiros filmes da saga eram o mesmo carro?
Honda S2000
Será que o Honda S2000 ainda tem lugar Num mercado automóvel cada vez mais racional?

Segundo avança a Forbes, um peso relativamente baixo traduz-se em menos de 3000 lbs (libras), ou seja, menos de 1360 kg, um valor razoável para os nossos dias, considerando os níveis de segurança exigidos. Mesmo assim, para alcançar essa meta de peso, a Honda terá de recorrer amiúde a alumínio e até fibra de carbono para o novo S2000.

Motor? Provavelmente turbo

Uma das imagens de marca do anterior S2000 era o seu quatro cilindros naturalmente aspirado F20C, capaz de fazer mais de 8000 rpm — outros tempos… A acontecer um novo S2000, de acordo com a fonte da Forbes, será o motor do Civic Type R, o K20C — 2,0 l turbo, 320 cv e 400 Nm — o candidato mais provável a equipá-lo. Vai obrigar a algumas adaptações, já que o motor no Civic Type R está posicionado transversalmente à frente, enquanto no S2000 o motor rodará 90º para ficar posicionado longitudinalmente. 

320 cv é um salto considerável em relação aos 240 cv do original, mas esta fonte indica que o valor final poderá mesmo subir para os 350 cv!

É mesmo possível?

Curiosamente, esta hipótese parece ser contrária à filosofia que a Honda está a adotar, optando, por exemplo, por eletrificar a sua gama na Europa. Além disso, ainda em 2018 Hayato Mori, o gerente sénior da Honda para planeamento de produto no Canadá, afirmou que uma pesquisa de mercado tinha revelado que não havia procura suficiente por um modelo como o S2000 e que seria impossível lucrar com um modelo com aquelas características.

Já da parte do CEO da Honda, Takahiro Hachigo, em 2017, a possibilidade do regresso do S2000 pareceu menos remota, mas não menos difícil, com este então a afirmar que ainda não era altura de “ressuscitar” o icónico modelo.

Na altura, o CEO da Honda afirmou: ““Em todo o mundo mais e mais vozes têm expressado o desejo de reinventar o S2000. Ainda não é a hora. Precisamos de tempo para decidir se o S2000 é reinventado ou não. Se a equipa de marketing investigar e vir que vale a pena, talvez então tal seja possível”.

Honda S2000
Caso o Honda S2000 regresse em 2024, é bem provável que traga um habitáculo muito menos espartano.

Posto isto, será que em 2024 a Honda considerará que é altura de trazer de volta o adorado roadster? Poderá este surgir eletrificado como parece que vai acontecer com o próximo Civic Type R? O que é que achas? Gostavas de o ver de volta à estrada ou preferes que este continue a pertencer aos livros de história?

Fontes: Forbes, Auto Motor und Sport, Motor1.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Honda e?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mazda MX-30 contra Honda e. Qual é o melhor para ti?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Mazda MX-30 contra Honda e. Qual é o melhor para ti?