Notícias Honda eletrifica toda a gama até 2022, mas… onde fica o Civic Type R?

Oficial

Honda eletrifica toda a gama até 2022, mas… onde fica o Civic Type R?

A Honda acelerou os seus planos de eletrificação, mas será que significará o fim prematuro de máquinas como o Civic Type R?

Honda Civic Type R

No Salão de Tóquio a Honda revelou um novo Jazz — em simultâneo com o evento Electric Vision, que ocorreu em Amesterdão, na Holanda —, a quarta geração do bem sucedido modelo que, na Europa, estará só disponível com motorizações híbridas.

É o mais recente passo da estratégia de eletrificação do construtor, cujos planos iniciais contemplavam a eletrificação de toda a sua gama europeia, com híbridos e elétricos, até 2025.

Contemplavam, passado, porque agora a Honda anunciou o acelerar da sua estratégia Electric Vision alguns anos. Assim, em 2022, três anos antes do previsto, a gama europeia da Honda estará eletrificada. O acelerar dos planos é justificado pelo vice-presidente da Honda Motor Europe, Tom Gardner:

“O ritmo de mudança na regulamentação, no mercado e no comportamento do consumidor na Europa comprovam que a tendência da eletrificação está a avançar mais rapidamente aqui do que em qualquer outro lugar do mundo. Nesse sentido, precisamos de agir de forma a enfrentarmos estes desafios."

Tom Gardner, Vice-Presidente da Honda Motor Europe
VÊ TAMBÉM: Novo Honda E a caminho de Frankfurt com dois níveis de potência

O plano passa por lançar seis novos modelos eletrificados nos próximos 36 meses, que já incluí os novos Jazz e o elétrico e, cabendo a estes dois o papel principal no alcançar dos objetivos de emissões de CO2 da Honda na Europa. Os restantes em falta contemplam mais um elétrico e três híbridos.

Onde fica o Civic Type R?

Após sabermos destes planos, a dúvida surgiu quase de imediato — e o Honda Civic Type R, que destino terá?

Honda Civic Type R

Sabemos como é enorme a pressão atual sobre os construtores para reduzirem as suas emissões, e a Honda não é diferente — até 2021 as emissões médias de CO2 têm de baixar para as 95 g/km. O não cumprimento implica avultadas multas.

Máquinas como o Honda Civic Type R, um dos reis atuais dos hot hatch, poderão ter a sua existência ameaçada futuramente. Poderá desaparecer?

A NÃO PERDER: Renault Mégane R.S. Trophy em vídeo. Melhor do que o Honda Civic Type R?

Déjà vu

Não é a primeira vez que tal acontece. Há uma década a Honda quis seguir um novo caminho, o da eficiência — lembram-se do Honda Insight? —, praticamente fazendo tábua rasa do seu glorioso passado associado à performance — Fórmula 1, VTEC, NSX, Type R…

Honda Civic Type R

Primeiro vimos o S2000 despedir-se em 2009 sem sucessor, e o Civic Type R (FN2, na imagem acima) desapareceria em 2011. A única réstia de esperança eram os avanços (e recuos) para um hipotético sucessor do NSX, que já vinham de 2007.

Foi um erro — a performance continua a ser uma das imagens de marca da Honda. Não foi preciso esperar muitos anos para assistir ao corrigir da trajetória. Em 2015 o Civic Type R (FK2) regressaria já nos últimos sopros de vida da 9ª geração do Civic.

Nesse mesmo ano surgiu um novo NSX, um mix de hidrocarbonetos e eletrões, a demonstrar que não é preciso virar as costas à performance na procura de mais eficiência e menos emissões.

Honda NSX

Civic Type R é para continuar ou não?

Foi no evento Electric Vision em Amesterdão, onde a Razão Automóvel esteve presente através do Diogo, que obtivemos uma resposta peremptória à sua pergunta sobre o destino do Civic Type R, considerando a eletrificação galopante e a guerra às emissões. Esta não podia vir de melhor fonte, o próprio presidente da marca da Honda Motor Europe, :

"Type R é para ficar."

Katsushi Inoue, presidente e COO da Honda Motor Europe. 

Alívio… Type R é uma marca fundamental para a Honda, pelo que continuará a existir…

Claro que não sabemos o que será o Civic Type R no futuro. Ficará fiel ao motor de combustão nos próximos anos da próxima década ou cederá à eletrificação, seja ela parcial ou total?

Rivais híbridos do Civic Type R já foram confirmados, como o próximo CUPRA Leon, pelo que é um cenário plausível, mas, previsivelmente, os responsáveis da marca presentes não avançaram com mais informações.

Até nós, aproveitando o 1 de abril, brincámos com uma possível eletrificação do Civic Type R — o Honda Civic Type REV

Independentemente do caminho a seguir, a boa notícia é que no futuro haverá um Honda Civic Type R.