Chega em maio
Audi Q4 e-tron. Fica a conhecer todos os segredos do seu interior
O Audi Q4 e-tron só será apresentado em abril, mas a marca alemã já revelou o interior espaçoso e digital que vai contar com realidade aumentada.

Já falta pouco para vermos o Audi Q4 e-tron sem camuflagem, algo que deverá acontecer em abril, quando o novo SUV elétrico da marca de Ingolstadt for apresentado.
Até lá a Audi vai desvendando, aos poucos, os segredos de um modelo que foi criado sobre a plataforma MEB, a mesma que serve de base ao Volkswagen ID.4 e ao Skoda Enyaq iV.
Com 4590 mm de comprimento, 1865 mm de largura e 1613 mm de altura, o Audi Q4 e-tron vai apontar “baterias” a rivais como o Mercedes-Benz EQA e promete um habitáculo espaçoso e muito digital. E se as linhas exteriores continuam escondidas por baixo de uma forte camuflagem, o trabalho dos designers da Audi no interior já pode ser visto na totalidade.
VÊ TAMBÉM: Audi e-tron S Sportback. Mais um motor, mais potência, mais… diversão
Otimização do espaço
A Audi garante que deu um salto enorme no que ao interior diz respeito, sobretudo no aproveitamento do espaço. Com uma generosa distância entre-eixos de 2760 mm e com um piso totalmente plano, o Q4 e-tron conta com uma segunda fila de bancos 7 cm mais alta que os bancos dianteiros, sem que isso afete a cota de espaço disponível para a cabeça nos lugares posteriores.
A funcionalidade também foi outra das preocupações dos responsáveis da marca germânica, que conseguiram arranjar 24,8 litros de espaço de arrumação — a contar com o porta-luvas — no interior do Q4 e-tron e 520 litros de capacidade de bagageira, o mesmo volume que encontramos, por exemplo no Audi Q5, que é cerca de 9 cm mais largo. Com os bancos traseiros rebatidos este número cresce para os 1490 litros.

Digitalização a bordo
No que à tecnologia diz respeito, o Q4 e-tron também quer ser uma referência no seu segmento e propõe o já conhecido Audi Virtual Cockpit de 10,25”, o ecrã central MMI Touch de 10,1” — estará disponível uma versão opcional de 11,6” — com controlo por voz (para ativar basta dizer “Hey Audi”) e um sistema de head-up display (opcional) com realidade aumentada, que além de mostrar as informações mais comuns, como a velocidade ou os sinais de trânsito, também será capaz de reproduzir, quase como se estivessem a flutuar na estrada, indicações de mudança de direção e informações relativas aos sistemas de ajuda à condução.

Realidade aumentada
De acordo com a Audi, o sistema de head-up display com realidade aumentada vai permitir interpretar rapidamente todos os avisos e com um menor risco de distração, uma vez que o conteúdo estará no campo de visão do condutor e num espaço semelhante a uma tela de 70”.
O gerador de realidade aumentada, denominado AR Creator, vai funcionar em conjunto com a câmara dianteira, o sensor de radar e o sistema de navegação GPS.

Graças a estes sistemas e ao sensor de controlo de estabilidade ESC, o sistema será ainda capaz de compensar as vibrações ou os movimentos mais bruscos causados pelas travagens ou pelos pisos mais irregulares, de forma a que a projeção seja o mais estável possível para o condutor.
Para a Audi, este sistema de head-up display com realidade aumentada é particularmente útil no contexto de navegação. Além de uma seta flutuante dinâmica que nos avisa da manobra seguinte, há ainda um grafismo que nos diz, em metros, a distância que falta para a próxima curva.
VÊ TAMBÉM: Nissan. Tecnologia B2V liga o teu cérebro ao carroMateriais mais sustentáveis
A revolução no interior do Audi Q4 e-tron não se esgota na tecnologia e no espaço a bordo, uma vez que a Audi também promete uma grande variedade de materiais, alguns deles inéditos.
Desde a madeira ao alumínio, passando pela já habitual opção S line, os clientes deste Audi Q4 e-tron também podem optar por um acabamento mais sustentável, que tem como protagonista uma pele sintética formada por 45% de plástico reciclado proveniente de têxteis e de garrafas de plástico.

Quando chega?
Com apresentação marcada para o próximo mês de abril, o Audi Q4 e-tron chega ao mercado nacional em maio, com preços a partir de 44 770 EUR.

Sabe responder a esta?
Qual a potência no modo boost do novo Audi e-tron GT?
Não acertou..
Mas pode descobrir a resposta aqui::
e-tron GT. «Super elétrico» da Audi chega em março e já tem preço estimadoEm cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
e-tron GT. «Super elétrico» da Audi chega em março e já tem preço estimadoMais artigos em Notícias
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL