Notícias Audi Q4 e-tron. Fica a conhecer todos os segredos do seu interior

Chega em maio

Audi Q4 e-tron. Fica a conhecer todos os segredos do seu interior

O Audi Q4 e-tron só será apresentado em abril, mas a marca alemã já revelou o interior espaçoso e digital que vai contar com realidade aumentada.

Audi Q4 e-tron

Já falta pouco para vermos o Audi Q4 e-tron sem camuflagem, algo que deverá acontecer em abril, quando o novo SUV elétrico da marca de Ingolstadt for apresentado.

Até lá a Audi vai desvendando, aos poucos, os segredos de um modelo que foi criado sobre a plataforma MEB, a mesma que serve de base ao Volkswagen ID.4 e ao Skoda Enyaq iV.

Com 4590 mm de comprimento, 1865 mm de largura e 1613 mm de altura, o Audi Q4 e-tron vai apontar “baterias” a rivais como o Mercedes-Benz EQA e promete um habitáculo espaçoso e muito digital. E se as linhas exteriores continuam escondidas por baixo de uma forte camuflagem, o trabalho dos designers da Audi no interior já pode ser visto na totalidade.

VÊ TAMBÉM: Audi e-tron S Sportback. Mais um motor, mais potência, mais… diversão
Audi Q4 e-tron
Assenta na plataforma MEB, a mesma que serve de base ao Volkswagen ID.4 e ao Skoda Enyaq iV.

Otimização do espaço

A Audi garante que deu um salto enorme no que ao interior diz respeito, sobretudo no aproveitamento do espaço. Com uma generosa distância entre-eixos de 2760 mm e com um piso totalmente plano, o Q4 e-tron conta com uma segunda fila de bancos 7 cm mais alta que os bancos dianteiros, sem que isso afete a cota de espaço disponível para a cabeça nos lugares posteriores.

A funcionalidade também foi outra das preocupações dos responsáveis da marca germânica, que conseguiram arranjar 24,8 litros de espaço de arrumação — a contar com o porta-luvas — no interior do Q4 e-tron e 520 litros de capacidade de bagageira, o mesmo volume que encontramos, por exemplo no Audi Q5, que é cerca de 9 cm mais largo. Com os bancos traseiros rebatidos este número cresce para os 1490 litros.

Audi Q4 e-tron
Capacidade de carga da bagageira é de 520 litros.

Digitalização a bordo

No que à tecnologia diz respeito, o Q4 e-tron também quer ser uma referência no seu segmento e propõe o já conhecido Audi Virtual Cockpit de 10,25”, o ecrã central MMI Touch de 10,1” — estará disponível uma versão opcional de 11,6” — com controlo por voz (para ativar basta dizer “Hey Audi”) e um sistema de head-up display (opcional) com realidade aumentada, que além de mostrar as informações mais comuns, como a velocidade ou os sinais de trânsito, também será capaz de reproduzir, quase como se estivessem a flutuar na estrada, indicações de mudança de direção e informações relativas aos sistemas de ajuda à condução.

Audi Q4 e-tron
Audi Virtual Cockpit com 10,25” é totalmente personalizável.

Realidade aumentada

De acordo com a Audi, o sistema de head-up display com realidade aumentada vai permitir interpretar rapidamente todos os avisos e com um menor risco de distração, uma vez que o conteúdo estará no campo de visão do condutor e num espaço semelhante a uma tela de 70”.

O gerador de realidade aumentada, denominado AR Creator, vai funcionar em conjunto com a câmara dianteira, o sensor de radar e o sistema de navegação GPS.

Audi Q4 e-tron
Sistema de realidade aumentada será capaz de atualizar as imagens 60 vezes por segundo.

Graças a estes sistemas e ao sensor de controlo de estabilidade ESC, o sistema será ainda capaz de compensar as vibrações ou os movimentos mais bruscos causados pelas travagens ou pelos pisos mais irregulares, de forma a que a projeção seja o mais estável possível para o condutor.

Para a Audi, este sistema de head-up display com realidade aumentada é particularmente útil no contexto de navegação. Além de uma seta flutuante dinâmica que nos avisa da manobra seguinte, há ainda um grafismo que nos diz, em metros, a distância que falta para a próxima curva.

VÊ TAMBÉM: Nissan. Tecnologia B2V liga o teu cérebro ao carro

Materiais mais sustentáveis

A revolução no interior do Audi Q4 e-tron não se esgota na tecnologia e no espaço a bordo, uma vez que a Audi também promete uma grande variedade de materiais, alguns deles inéditos.

Desde a madeira ao alumínio, passando pela já habitual opção S line, os clientes deste Audi Q4 e-tron também podem optar por um acabamento mais sustentável, que tem como protagonista uma pele sintética formada por 45% de plástico reciclado proveniente de têxteis e de garrafas de plástico.

Audi Q4 e-tron
Existem 24,8 litros de espaço de arrumação espalhados pelo habitáculo.
VÊ TAMBÉM: Audi Q9, és tu? Novo SUV de grandes dimensões apanhado

Quando chega?

Com apresentação marcada para o próximo mês de abril, o Audi Q4 e-tron chega ao mercado nacional em maio, com preços a partir de 44 770 EUR.

Audi Q4 e-tron
Novo SUV elétrico da Audi vai apontar “baterias” a rivais como o Mercedes-Benz EQA.

Sabe esta resposta?
Qual a potência no modo boost do novo Audi e-tron GT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

e-tron GT. «Super elétrico» da Audi chega em março e já tem preço estimado