Arranque a Frio

“Sacrebleu!” Gendarmes franceses trocam Mégane R.S. por Leon Cupra

A Gendarmerie Nationale, a força policial militar francesa, deixou o patriotismo de parte e trocou a sua frota de Renault Mégane R.S. por SEAT Leon Cupra.

O rumor confirmou-se. A Gendarmerie Nationale anunciou que a veterana frota das suas Brigadas de Intervenção Rápida (BRI) composta por (uns muito franceses) Renault Mégane R.S. será substituída por (uns nada franceses) SEAT Leon Cupra.

Intrigante? Sem dúvida. Até porque o concurso aberto em 2019 para a renovação da frota contemplava mais candidatos… franceses, nomeadamente, o atual Renault Mégane R.S. e o Alpine A110.

Porém, de acordo com relatos locais, o modelo espanhol desde cedo ganhou as preferências da Gendarmerie e acabou por ser efetivamente o modelo escolhido.

VÊ TAMBÉM: Foi detido por excesso de velocidade e… agradeceu à polícia
SEAT Leon Cupra

Sim, ainda é o Leon Cupra da geração anterior (2,0 TSI com 290 cv), mas como o contrato celebrado é de quatro anos, futuras encomendas já serão preenchidas com o novo CUPRA Leon.

Até ao final de 2020 serão entregues 17 Leon Cupra às BRI e a carrinha ST também está incluída, com a Gruau a ficar responsável pela preparação das viaturas — 5-6 semanas por unidade.

Durante esse período as viaturas ganham as cores da Gendarmerie, luzes de emergência e sirenes, janelas reforçadas e um sistema de comunicação externo/interno. É ainda instalado um painel vertical no interior que permite passar até 40 mensagens programadas em seis línguas.

Renault Mégane R.S.
Gendarmerie despede-se dos Mégane R.S. da anterior geração

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabes responder a esta?
As jantes em fibra de carbono do Renault Mégane R.S. Trophy-R poupam quanto peso por roda?

Mais artigos em Notícias