Notícias Tudo sobre o novo Maserati MC20

Apresentação

Tudo sobre o novo Maserati MC20

Há muito aguardado, o sucessor do MC12, o Maserati MC20 já é uma realidade. A caminho estarão a versão descapotável e a variante… elétrica.

Depois de diversos teaser e de até já o termos visto ontem numa fuga de imagens, o Maserati MC20 foi agora oficialmente revelado, assumindo-se como o herdeiro do icónico Maserati MC12.

Primeiro superdesportivo da Maserati desde o MC12, o MC20 é também o primeiro superdesportivo desenvolvido pela marca de Modena desde que a FCA vendeu a sua participação na Ferrari em 2016.

No total, o superdesportivo demorou cerca de 24 meses a ser desenvolvido, com a Maserati a afirmar que a premissa base do MC20 foi “a identidade histórica da marca, com toda a elegância, desempenho e conforto integrantes de sua composição genética”.

VÊ TAMBÉM: Ghibli Hybrid. A eletrificação na Maserati começa com um inédito 4 cilindros
Maserati MC20

Um motor à altura das aspirações

Se esteticamente o Maserati MC20 não desilude, é debaixo do capot que reside a principal novidade (e quiçá o maior ponto de interesse) do novo superdesportivo italiano. Falamos, claro está, do Nettuno, o seu “novo” motor que consiste numa evolução do V6 usado pelos Quadrifoglio da Alfa Romeo e que traz consigo tecnologia do universo da Fórmula 1.

Com 3.0 l de capacidade, este V6 biturbo oferece 630 cv e 730 Nm de binário, números que permitem impulsionar os menos de 1500 kg do MC20 até uma velocidade máxima superior a 325 km/h. Quanto aos 100 km/h, estes chegam em apenas 2,9s e os 200 km/h demoram 8,8s a serem atingidos.

Maserati MC20
Eis o Nettuno, o motor que dá vida ao Maserati MC20.
VÊ TAMBÉM: GMA T.50. Todos os números do verdadeiro sucessor do McLaren F1

Já a transmissão está a cargo de uma caixa automática de dupla embraiagem com oito velocidades que envia a potência para as rodas traseiras onde se encontra um diferencial autoblocante mecânico (como opcional, o Maserati MC20 pode contar com um diferencial eletrónico).

Já no que diz respeito à tal tecnologia herdada da Fórmula 1, esta consiste no inovador sistema de pré-câmara de combustão com duas velas de ignição.

VÊ TAMBÉM: Nunca houve uma carrinha Maserati… Será mesmo assim?

Os (outros) números do Maserati MC20

Como não só de motor é feito o MC20, deixa-nos dar-te a conhecer mais alguns números e dados acerca do novo superdesportivo transalpino.

Começando pelas suas dimensões, o MC20 mede 4,669 metros de comprimento, 1,965 m de largura e 1,221 m de altura, já a distância entre eixos ascende aos 2,7 metros (o comportamento agradece).

E já que estamos a falar de números, fica a saber que as jantes medem 20” e os discos de travão da Brembo apresentam-se com 380 x 34mm com pinças de seis pistões à frente e com 350 x 27mm e pinças de quatro pistões atrás.

O que aí vem?

Além da versão movida a octanas e com capota, a Maserati afirma que o MC20 foi projetado para contar com uma variante descapotável e uma versão… elétrica! Em relação ao MC20 movido a eletrões a única coisa que já sabemos é que deverá ver a luz do dia apenas em 2022.

VÊ TAMBÉM: Shhh… Este é o som do primeiro Maserati elétrico

Quanto à chegada ao mercado do Maserati MC20, apesar de o início da produção estar agendado para o final de 2020, a marca de Modena começou a aceitar encomendas a 9 de setembro. Quanto ao preço, a Autocar avança que no Reino Unido este arranca nas 187 230 libras (cerca de 206 mil euros).

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o Opel Calibra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento