Notícias Fuga de imagens. Maserati MC20 revelado antes do tempo

Fuga de imagens

Fuga de imagens. Maserati MC20 revelado antes do tempo

A apresentação oficial do novo Maserati MC20 só acontecerá logo à noite, mas alguém revelou, acidentalmente ou não, as formas do novo superdesportivo.

maserati mc20

A pandemia empurrou a sua revelação de maio para setembro e a menos de 12 horas da sua apresentação oficial, podemos já ver as formas e linhas do inédito Maserati MC20.

Sim, é mais uma “fuga de imagens”, por isso, desculpem desde já a qualidade das mesmas, que são de baixa resolução.

O MC20 é o novo superdesportivo da marca do tridente, algo que não víamos desde o fantástico MC12, a máquina feita para conquistar as pistas, elaborado a partir do não menos fantástico Ferrari Enzo.

VÊ TAMBÉM: Bruto. Aston Martin Victor casa V12 NA de 848 cv com caixa manual
Maserati MC20

O que já sabemos

As origens do Maserati MC20 não podiam ser mais distintas, mas não menos exóticas. Na sua base encontramos uma monocoque em fibra de carbono, com espaço para dois ocupantes, e uma arquitetura onde o motor está colocado em posição central traseira.

O motor, denominado Nettuno, é um novo V6 biturbo com 3,0 l de capacidade — uma evolução do V6 dos Quadrifoglio da Alfa Romeo. Este destaca-se, sobretudo, pela sua nova cabeça que passa a integrar um novo sistema de pré-câmara de combustão, assim como duas velas de ignição por cilindro, alguns dos ingredientes responsáveis para a elevada taxa de compressão (para um motor turbo) de 11:1.

Maserati Nettuno

O objetivo deste aparato tecnológico — que deverá contar ainda com algum tipo de eletrificação — é o de conseguir uma unidade motriz mais eficiente, ao mesmo tempo que a potência e binário disparam para os 630 cv e 730 Nm — valores bem mais elevados do que os dos Quadrifoglio.

VÊ TAMBÉM: Gordon Murray anuncia o T.50s destinado às pistas

O que as imagens mostram

As imagens revelam proporções clássicas de um automóvel desportivo mid-engine (com motor em posição central traseira), com os ocupantes colocados exatamente a meio entre os dois eixos. Destaque para as portas que abrem para cima, tipo “borboleta”.

Curiosamente, sendo um superdesportivo, o novo Maserati MC20 não expressa visualmente uma agressividade excessiva, bem pelo contrário, até é algo… elegante — um valor caro à Maserati.

Temos grupos óticos de desenho simples (orientação vertical à frente e horizontal atrás), linhas fluídas e superfícies orgânicas de transições algo suavizadas, destacando-se a ausência de vincos dignos desse nome.

Maserati MC20

O MC20 expressa o seu potencial de performance sobretudo pelas suas proporções (muito baixo e largo) e volumes (rodas de grandes dimensões e musculados guarda-lamas).

O interior revela-se…”focado”. Simples na aparência e elementos que o constituem, destaca-se pelos revestimentos cuidados e pelos ecrãs que servem de painel de instrumentos e infoentretenimento. O que o interior deixa também ver é que o Maserati MC20 fará uso de uma transmissão automática.

Maserati MC20

A apresentação oficial acontecerá hoje à noite, pelo que já não falta tudo para conhecer todas as especificações do Maserati MC20.