Notícias Carrinhas ao poder. M340i vs S4 TDI vs AMG C 43 vs V60 T8 Polestar

Vídeo

Carrinhas ao poder. M340i vs S4 TDI vs AMG C 43 vs V60 T8 Polestar

Autênticas carrinhas gran turismo, estas quatro propostas oferecem o melhor de dois mundos: praticidade e performance. Mas qual a melhor em circuito?

Audi S4 Avant, BMW M340i Touring, Mercedes-AMG C 43 Station, Volvo V60 T8 Polestar Engineered

O melhor de dois mundos? Por um lado, são práticas, versáteis e atrativas carrinhas, por outro, são capazes de oferecer elevadas prestações, verdadeiras carrinhas gran turismo  e, esperamos, experiências de condução mais enriquecedoras que as versões mais plebeias das mesmas.

Trazemos-vos parte do confronto a quatro efetuado pela alemã Auto Bild Sportscars, onde determinam qual a mais rápida em circuito — talvez não seja a questão mais relevante na avaliação destas carrinhas, mas não deixa de ser menos interessante.

Em confronto temos a Audi S4 TDI Avant, a BMW M340i xDrive Touring, a Mercedes-AMG C 43 4MATIC Station e a Volvo V60 T8 Polestar Engineered. Pelo que a parte mais interessante é, talvez, a diversidade de soluções mecânicas que encontramos por baixo do capot destas carrinhas gran turismo. Parece haver de tudo um pouco.

TENS DE VER: As carrinhas desportivas mais radicais de sempre na Razão Automóvel

Gasolina, Diesel e até híbrida plug-in

Se não faltam as “tradicionais” opções a gasolina, como a M340i e C 43, com motores de seis cilindros (em linha e V, respetivamente); a S4, apesar de ser V6, passa a ser exclusivamente Diesel. A V60 é a única presente com um quatro cilindros em linha, mas não é impedimento para ser a mais potente, com 405 cv, graças à máquina elétrica que auxilia o bloco de 2.0 l — trata-se da única híbrida plug-in no confronto.

Pode ser a mais potente, mas a V60 é também a mais pesada, precisamente devido à componente elétrica: 2028 kg — entre 161 kg (S4 Avant) e… 290 kg (C 43) mais pesada que as rivais.

Apesar das disparidades mecânicas,  todas elas têm em comum o facto de terem tração às quatro rodas e transmissões automáticas — de oito velocidades para a S4 Avant, M340i e V60 T8 Polestar Engineered, e nove velocidades para a C 43.

Qual delas será a mais rápida em circuito? Vê no vídeo.

Convém ter em conta a qualidade das borrachas de cada uma destas carrinhas gran turismo que também são parte crucial para o resultado deste comparativo em circuito. A S4 Avant está equipada com Hankook Ventus S1 Evo, a M340i Touring com Michelin Pilot Sport 4S,  a C 43 com Continental Contisportcontact 5P e a V60 T8 Polestar Engineered com Michelin Pilot Super Sport.

Os colegas da Auto Bild Sportscars referem ainda que o tempo da V60 T8 Polestar Engineered poderia ser melhor, caso houvesse forma de desligar totalmente o ESP que, mesmo “desligado”, revelou-se excessivamente interventivo.

 

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a Audi RS2 Avant?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi faz anúncio à RS2 Avant… 25 anos após ter sido lançada