Notícias Depois do S6, S7 e SQ5, novo Audi SQ8 também aposta no Diesel

Apresentação

Depois do S6, S7 e SQ5, novo Audi SQ8 também aposta no Diesel

Equipado com o mais potente V8 da Audi na Europa e com um sistema mild-hybrid, o SQ8 é a nova versão topo-de-gama do SUV alemão.

Audi SQ8

Das duas uma: ou alguém se esqueceu de avisar a Audi de que os Diesel estão em queda, ou a marca alemã tem uma fé inabalável neste tipo de motorização. É que depois de já ter equipado os SQ5S6 e S7 Sportback, com motorizações Diesel (e um sistema mild-hybrid), a marca alemã voltou a aplicar a fórmula, desta vez no novo SQ8.

Debaixo do capot encontramos aquele que é o mais potente dos V8 da marca na Europa — pelo menos até à chegada dos novos RS6 e RS7 —, uma unidade Diesel equipada com dois turbos e capaz de debitar 435 cv e 900 Nm, números que impulsionam o SQ8 dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,8s e lhe permitem alcançar os 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente).

Associada a este motor surge uma caixa de oito velocidades automática e, claro está, o sistema de tração integral quattro. O SQ8 conta ainda com um sistema mild-hybrid de 48 V que permite o recurso a um compressor de funcionamento elétrico acionado por um motor elétrico (alimentado pelo sistema elétrico de 48 V) com o objetivo de reduzir o lag do turbo.

VÊ TAMBÉM: 5 razões para os Diesel fazerem mais binário que os motores a gasolina
Audi SQ8
Graças ao sistema mild-hybrid, o SQ8 é capaz de andar em modo elétrico até aos 22 km/h.

Estilo não lhe falta

Equipado de série com suspensão pneumática adaptativa e jantes de 21”, o SQ8 pode contar, como opcional, com jantes de 22” e equipamentos como o sistema de quatro rodas direcionais, o diferencial desportivo traseiro ou as barras estabilizadoras ativas.

Esteticamente, o SQ8 passou a contar com uma grelha específica, novas entradas de ar, um novo difusor traseiro (com acabamentos em cinzento mate) e quatro saídas de escape. Já no interior, destacam-se os acabamentos em pele e Alcantara e os pedais em aço inox. Por lá encontramos ainda dois ecrãs na consola central e o Audi Virtual Cockpit.

VÊ TAMBÉM: Testámos o Audi e-tron em vídeo. O PRIMEIRO de muitos!
Audi SQ8
No SQ8 o Audi Virtual Cockpit conta com gráficos e menus específicos.

Com chegada ao mercado prevista para as próximas semanas, ainda não são conhecidos os preços do SQ8 nem quando é que este chegará a Portugal. Curiosamente, haverá também um Audi SQ8 a gasolina, mas este não está previsto para o mercado europeu.

Sabe esta resposta?
Em que ano surgiu a primeira geração do Audi A4?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi A4 faz 25 anos. Todas as gerações do Audi mais vendido de sempre