Testes Audi S4 Avant em vídeo. Testámos a nova versão com um motor V6 TDI

Vídeo

Audi S4 Avant em vídeo. Testámos a nova versão com um motor V6 TDI

O Audi A4 foi renovado e nós fomos até ao norte de Itália testar a gama completa, incluindo o Audi S4, que pela primeira vez recebe um motor TDI.

Audi S4 Avant

Há quatro anos no ativo, estava na altura de introduzir alterações no Audi A4 que permitissem ao modelo continuar a estar à altura dos concorrentes também renovados do segmento D.

No exterior, as alterações são subtis um pouco por toda a gama A4, desde o limousine à Allroad, não esquecendo a carrinha Avant.  Novo pára-choques e óticas com nova assinatura luminosa em LED, dão um estilo mais desportivo ao A4. Ao vivo resulta bem e é perceptível que se trata de uma versão mais recente, o que para quem compra um carro novo, é sempre importante.

As mudanças são ainda mais perceptíveis no interior. A nova versão do sistema MMI, com ecrã de 10,1″, juntamente com o virtual cockpit confere ao interior um ambiente bastante atual.

RELACIONADO: Renovação do Audi A4 traz S4 Diesel e versões mild-hybrid

Audi S4 agora com motor TDI

Na chegada ao aeroporto da comuna italiana de Bolzano, o primeiro carro onde entro é naquele que me suscitava mais interesse conduzir desde o primeiro dia em que foram conhecidas as alterações à gama A4: a Audi S4 Avant.

O interesse não se deveu ao facto de ser o elemento mais potente disponível para teste, por mais que o meu coração goste de emoções fortes. Nem muito menos por ser aquele que será o mais vendido em território nacional, porque aí teria ido imediatamente para uma versão equipada com um 2.0 TDI.

Mas sim porque para além de estrear na gama A4 um sistema mild-hybrid de 48 V (que a marca dos anéis diz que permite poupar até 0,4 l aos 100 km) tem debaixo do capot um motor 3.0 V6 TDI, a debitar 347 cv e uns magníficos 700 Nm de binário máximo.  E isso faz deste o primeiro S4 equipado com um motor Diesel.

E não ser que estejas a ler isto nos EUA ou na China, não tens outra hipótese senão comprar uma versão equipada com este motor Diesel. O mercado americano e o chinês são os únicos que ainda mantêm a motorização a gasolina no S4.

O que se perde (e o que se ganha)

Comparando com a versão pré-facelift equipada com um V6 a gasolina, não se perde muito, pelo menos no que à ficha técnica diz respeito.

São menos 9 cv (347 cv contra 356 cv), mas mais 200 Nm binário (700 Nm contra 500 Nm), o que era de esperar e o tradicional sprint dos 0-100 km/h nas versões Avant fica honrosamente empatado (4,9s dos 0-100 km/h). A versão com motor a gasolina só fica à frente nestas contas por 0,1s na versão limousine, ou seja, completamente irrelevante. Por isso, nos semáforos, não esperem ver um Audi S4 com motor a gasolina ir-se embora.

Audi S4 Avant

O sistema quattro tem um diferencial autoblocante opcional que estava instalado na Audi S4 Avant que conduzi. Numa estrada sinuosa é um garante de que a tração não se perde toda pela roda interior. Em Bolzano, nas montanhas que rodeiam a comuna italiana, encontrei alguns pedaços de alcatrão com esse perfil.

A Audi S4 Avant não é propriamente uma bailarina profissional, é mais uma princesa da autobanh, se é que me entendem. Mas ainda assim não se fez difícil em estradas sinuosas.

VÊ TAMBÉM: Audi A6 40 TDI testado. The Lord of the… Autobahn

Mas onde o motor TDI começa a fazer sentido é na postura que permite que o Audi S4 assuma: a de um verdadeiro companheiro rápido e capaz, para longas tiradas ao volante sem nos secar a carteira. Os consumos ficam entre os sete e os oito litros (com “muito esforço” estes podem bater nos 10 litros aos 100 km, numa estrada com grandes inclinações).

Audi S4 Avant

Isto torna-o, pela primeira vez, numa proposta bastante mais comedida face a uma versão de potência equivalente equipada com um motor TFSI a gasolina, onde os consumos disparam muito para lá dos 10 l/100 km em cenário de utilização similar.

RELACIONADO: Audi A4 faz 25 anos. Todas as gerações do Audi mais vendido de sempre

Descobre a nova Audi S4 Avant e fica a saber mais sobre a renovada gama A4 neste primeiro contacto que tive oportunidade de realizar no norte de Itália:

Sabe esta resposta?
Que motor equipava o protótipo do Audi R8 TDI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O dia em que a Audi fez um superdesportivo Diesel
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O dia em que a Audi fez um superdesportivo Diesel