Notícias BMW M340i xDrive. O mais potente Série 3 de sempre… sem ser um M3

Apresentação

BMW M340i xDrive. O mais potente Série 3 de sempre… sem ser um M3

A BMW acaba de divulgar os primeiros dados sobre o novo M340i xDrive, que será revelado no final do mês no Salão de Los Angeles.

BMW M340i xDrive

Após a apresentação do novo BMW Série 3 (G20) no último Salão de Paris, e cuja apresentação internacional à imprensa é já amanhã — e a Razão Automóvel vai lá estar —, desvendou agora a versão topo de gama M340i xDrive, que ganha o título de Série 3 mais potente de sempre… se esquecermos o M3.

São 374 cavalos de potência (275 kW) e 500 Nm, acréscimos de 48 cv e 50 Nm relativamente ao antecessor 340i, extraídos à mesma de um bloco de seis cilindros em linha e turbo. Acoplado a este está uma caixa automática de oito velocidades com a potência a ser distribuída pelas quatro rodas.

Tal poder de fogo reflete-se nas prestações. O BMW M340i xDrive alcança os 100 km/h em apenas 4,4s, apenas uma décima de segundo mais que o M3 F30 que deixou recentemente de ser produzido. A velocidade máxima é, previsivelmente, limitada eletronicamente a 250 km/h.

VÊ TAMBÉM: Mundo ao contrário. Motor 2JZ-GTE do Supra encontra lugar no BMW M3
BMW M340i xDrive

Toque M Performance

A denominação do topo de gama do Série 3 passou de 340i para M340i, pelo que a adição dessa singela letra à sua identificação traz água na boca. A começar pelo som do seis cilindros em linha que sai beneficiado com a presença de um escape M Sport, que acentua o som emanado, especialmente nos modos Sport e Sport+, graças à presença de uma válvula no sistema de escape.

Marca também presença um Launch Control, e a distribuição variável de potência pelos dois eixos favorece o traseiro, algo evidenciado, mais uma vez, nos modos de condução mais desportivos. A tração é ainda auxiliada pela presença do diferencial M Sport, controlado eletronicamente.

BMW M340i xDrive

Intervenção igualmente ao nível do chassis, marcando presença a suspensão M Sport, que aproxima o M340i ao solo em 10 mm, e compreende uma elastocinemática específica. Em opção existe ainda a suspensão Adaptive M, com amortecedores de controlo eletrónico; assim como direção de assistência variável Variable Sport Steering.

Os travões M Sport também fazem parte do cardápio, com discos dianteiros de 348 mm e pinças com quatro pistões e discos traseiros de 345 mm com pinça e um pistão. Como pormenor distintivo estão pintadas de azul e apresentação o logótipo da M.

BMW M340i xDrive

As rodas são de 18″, envolvidas por pneus 225/45 R18 à frente e 255/40 R18 atrás. Opcionalmente poderá ter jantes de 19″, com dois desenhos à escolha, e acompanhadas com pneus de alta performance.

O que o distingue?

Por fora, o novo BMW M340i xDrive vem com pára-choques e saias laterais específicos e com um padrão específico na típica grelha de duplo rim. Na traseira é também possível ver duas saídas de escape de desenho trapezoidal. Capas dos retrovisores, contorno e miolo da grelha, escapes e o lettering do modelo são revestidos com o tom metálico Cerium Grey.

No interior inspira-se mais desportividade graças aos bancos desportivos com revestimento específico em Sensatec/Alcantara, volante M revestido em pele, e acabamentos em alumínio Tetragon. As soleiras das portas são também personalizadas com a inscrição M340i.

Sabe esta resposta?
Como se chama o maior SUV da BMW?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

X7, o maior SUV da BMW chega em março
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

X7, o maior SUV da BMW chega em março