Rumor

Ford Focus RS foi cancelado? Rumores indicam que sim

Ao que parece, não vamos ter uma nova geração do Ford Focus RS. Neste artigo damos-te a conhecer as possíveis razões por detrás do cancelamento do projeto.

Se há dois meses os rumores indicavam que o novo Ford Focus RS vinha a caminho, provavelmente com um sistema híbrido, agora, novos rumores disparam na direção oposta e indicam que o mais desportivo dos Focus não chegará de todo.

Segundo adiantam os franceses da Caradisiac, a Ford terá decidido cancelar o projeto para a nova geração do Focus RS, ficando o papel de versão mais desportiva da gama a cargo do Focus ST.

A publicação francesa cita uma fonte dentro da marca da oval azul e afirma que há, essencialmente, duas razões por detrás do cancelamento do projeto que nos traria uma nova geração do Ford Focus RS.

VÊ TAMBÉM: Conduzimos o novo Ford Focus ST 2.3 Ecoboost. Trabalho de artesãos
Ford Focus RS
Ao que parece não vai haver uma quarta geração do Focus RS.

As razões

A primeira razão apontada pela Caradisiac para o cancelamento do projeto são, naturalmente, as cada vez mais restritivas normas antipoluição. Com as emissões médias de CO2 na Europa a terem de se ficar pelas 95 g/km até 2021, um desportivo como o Ford Focus RS não seria, nem de perto, o melhor aliado nessa “batalha”.

É claro que o recurso a um sistema híbrido, como mencionavam os rumores até há pouco tempo, poderia aliviar essa questão, no entanto esta hipótese esbarra com a outra razão apontada para o cancelamento do projeto: a contenção de custos.

A Ford está apostada em reduzir gastos, procurando joint-ventures (como aquela conseguida com a Volkswagen para usar a MEB) e outras medidas que lhe permitam cortar nos custos. Tendo isto em conta, é difícil justificar um investimento avultado num modelo que seria sempre de nicho.

E com as consequências económicas de uma pandemia que colocou (também) em tumulto toda a indústria automóvel, é de esperar que haja muitas alterações aos planos não só da Ford, como de todos os restantes construtores.

Assim sendo, não é de estranhar que daqui por uns tempos seja a própria Ford a confirmar aquilo que a Caradisiac está já a adiantar. Ainda assim, até lá mantemos viva a esperança de que venha a existir um novo Ford Focus RS.

Fontes: Caradisiac


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabes responder a esta?
Qual é a capacidade da bagageira do Ford Puma?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Já conduzimos o Ford Puma 1.0 EcoBoost de 155 cv e temos todos os preços

Mais artigos em Notícias