Notícias Ford Focus RS foi cancelado? Rumores indicam que sim

Rumor

Ford Focus RS foi cancelado? Rumores indicam que sim

Ao que parece, não vamos ter uma nova geração do Ford Focus RS. Neste artigo damos-te a conhecer as possíveis razões por detrás do cancelamento do projeto.

Ford Focus RS X-Tomi Design

Se há dois meses os rumores indicavam que o novo Ford Focus RS vinha a caminho, provavelmente com um sistema híbrido, agora, novos rumores disparam na direção oposta e indicam que o mais desportivo dos Focus não chegará de todo.

Segundo adiantam os franceses da Caradisiac, a Ford terá decidido cancelar o projeto para a nova geração do Focus RS, ficando o papel de versão mais desportiva da gama a cargo do Focus ST.

A publicação francesa cita uma fonte dentro da marca da oval azul e afirma que há, essencialmente, duas razões por detrás do cancelamento do projeto que nos traria uma nova geração do Ford Focus RS.

VÊ TAMBÉM: Conduzimos o novo Ford Focus ST 2.3 Ecoboost. Trabalho de artesãos
Ford Focus RS
Ao que parece não vai haver uma quarta geração do Focus RS.

As razões

A primeira razão apontada pela Caradisiac para o cancelamento do projeto são, naturalmente, as cada vez mais restritivas normas antipoluição. Com as emissões médias de CO2 na Europa a terem de se ficar pelas 95 g/km até 2021, um desportivo como o Ford Focus RS não seria, nem de perto, o melhor aliado nessa “batalha”.

É claro que o recurso a um sistema híbrido, como mencionavam os rumores até há pouco tempo, poderia aliviar essa questão, no entanto esta hipótese esbarra com a outra razão apontada para o cancelamento do projeto: a contenção de custos.

A Ford está apostada em reduzir gastos, procurando joint-ventures (como aquela conseguida com a Volkswagen para usar a MEB) e outras medidas que lhe permitam cortar nos custos. Tendo isto em conta, é difícil justificar um investimento avultado num modelo que seria sempre de nicho.

E com as consequências económicas de uma pandemia que colocou (também) em tumulto toda a indústria automóvel, é de esperar que haja muitas alterações aos planos não só da Ford, como de todos os restantes construtores.

Assim sendo, não é de estranhar que daqui por uns tempos seja a própria Ford a confirmar aquilo que a Caradisiac está já a adiantar. Ainda assim, até lá mantemos viva a esperança de que venha a existir um novo Ford Focus RS.

Fontes: Caradisiac


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Ford Puma?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Já conduzimos o Ford Puma 1.0 EcoBoost de 155 cv e temos todos os preços