Notícias Será o novo Ford Focus RS um híbrido?

Antevisão

Será o novo Ford Focus RS um híbrido?

O futuro do novo Ford Focus RS continua a ser uma incógnita. Agora, os rumores apontam que este pode vir a contar com um sistema híbrido.

Ford Focus RS X-Tomi Design

Depois de há cerca de dois anos te termos dado conta de que o futuro Ford Focus RS poderia vir a adotar um sistema mild-hybrid de 48 V, os mais recentes rumores indicam que, afinal, o futuro do mais desportivo dos Focus poderá ser mesmo como híbrido.

Os novos rumores surgiram depois de um executivo da Ford ter afirmado à Autocar: “estamos à espera que a nossa equipa de engenheiros desenvolva uma solução que permita cumprir as novas normas antipoluição, e isso não é fácil”.

Assim, com a meta das emissões médias de CO2 nas 95 g/km, a Ford acredita que a melhor solução para o futuro Focus RS será o desenvolvimento de uma solução totalmente híbrida, com um executivo da marca a afirmar que “a solução mild-hybrid não é suficiente”.

VÊ TAMBÉM: Ford Puma ST-Line 155 cv testado em vídeo. O que vale o novo B-SUV da Ford?
Ford Focus RS
Um Focus RS movido, exclusivamente, a octanas está fora dos planos da Ford.

O que esperar do novo Focus RS?

Para começar, a decisão de optar por um sistema híbrido significa que o novo Ford Focus RS deverá, muito provavelmente, aparecer mais tarde, em 2022/2023 e não em 2020 como muitos esperavam.

Já no que diz respeito à motorização, de acordo com a Autocar, o Focus RS poderá recorrer ao mesmo 2.5 l de ciclo Atkinson usado na versão híbrida do novo Kuga, um híbrido auto-carregável e não um híbrido plug-in ou carregável via ficha.

No caderno de encargos do novo Focus RS encontra-se ainda a “obrigatoriedade” de este contar com tração integral e de oferecer uma potência na casa dos 400 cv (na anterior geração o 2.3 Ecoboost oferecia 350 cv), até para melhor “lutar” com os potenciais rivais alemães, como o RS 3 e o A 45, que já atingiram essa marca.

A juntar a todos os desafios técnicos que aguardam os engenheiros da Ford há ainda que ter em conta a componente financeira.

É que ao mesmo tempo que procuram a melhor solução técnica para o próximo Focus RS, os engenheiros da Ford têm te tentar controlar os custos de desenvolvimento, principalmente nesta fase em que a Ford investe milhões numa estratégia de eletrificação sem precedentes.

Fonte: Autocar

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o primeiro Ford Mustang Shelby GT500?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Guiámos o Ford Mustang Shelby GT500, uma “fera” com 760 cv