Notícias O elétrico Ariya é o destaque da ofensiva SUV da Nissan

Antevisão

O elétrico Ariya é o destaque da ofensiva SUV da Nissan

Um novo Qashqai, um novo X-Trail e um SUV elétrico baseado no protótipo Ariya. Estas são as novidades SUV da Nissan para os próximos 18 meses.

Nissan Ariya Concept

Depois de ter revelado a nova geração do Juke, a Nissan prepara-se para lançar uma autêntica “ofensiva SUV”. Nos próximos 18 meses a marca japonesa pretende lançar não só os sucessores do Qashqai e do X-Trail como um inédito SUV elétrico baseado no protótipo Ariya que a Nissan revelou no Salão de Tóquio e levou ao CES 2020.

Começando pelo sucessor do Nissan Qashqai, o best-seller da marca japonesa na Europa, tudo indica para que este venha a inspirar-se no IMQ Concept revelado no Salão de Genebra do ano passado.

Para já, pouco se sabe acerca da terceira geração do Nissan Qashqai. Ainda assim, uma coisa é certa, o SUV da Nissan vai abandonar os motores Diesel. A confirmação foi-nos dada por um responsável da marca à margem dos Nissan Crossover Domination e no lugar dos Diesel vão surgir soluções híbridas a gasolina.

VÊ TAMBÉM: Parece que é desta. Sucessor do Nissan 370Z já mexe

Nissan Ariya, um Leaf em formato SUV

Se a chegada do sucessor do Qashqai prevista para o último trimestre do ano não surpreende, o mesmo não se pode dizer do novo SUV elétrico que a Nissan se prepara para lançar em 2021.

Fortemente inspirado no concept Ariya, ainda não se sabe se este SUV elétrico vai herdar o nome do protótipo. O que já se sabe é que a Nissan deverá usá-lo como uma montra da sua capacidade tecnológica, tendo até descrito o protótipo como um “ícone da Mobilidade Inteligente Nissan”.

NÃO PERCAS: O Mazda MX-5 nasceu mais tarde por causa desta «coisa»
Nissan Ariya
Originalmente revelado no Salão de Tóquio de 2019, o Ariya reapareceu no CES 2020 e antecipa as formas do primeiro SUV elétrico da Nissan.

Assim sendo, o primeiro SUV elétrico da Nissan deverá contar com sistemas como o ProPILOT 2.0; o “Planeador Inteligente de Rotas”; ou o sistema de carregamento rápido da CHAdeMO, tudo novidades que surgiram no concept Ariya.

VÊ TAMBÉM: Testámos o Toyota Corolla 1.8 Hybrid Exclusive. Serão os híbridos a melhor opção?

Por fim, o SUV elétrico da Nissan baseado no concept Ariya recorrerá (também) a dois motores elétricos, contando assim com tração integral. Resta agora saber se pormenores como o ecrã de 12,3” que vimos no concept vão passar à produção.

VÊ TAMBÉM: Faz mesmo mal descansar a mão na manete das mudanças?
Nissan Ariya
Apesar de ser um protótipo, o Ariya tem um interior já bem próximo da produção. Será este o interior do primeiro SUV elétrico da Nissan?

Sucessor do X-Trail será o primeiro

O primeiro dos modelos desta ofensiva SUV da Nissan a chegar ao mercado será o sucessor do X-Trail, com os britânicos da Autocar a apontarem que este poderá vir a ser revelado já no verão, ainda antes do sucessor do Qashqai.

Curiosamente, apesar de ser o primeiro a ser revelado, o sucessor do X-Trail é também o modelo acerca do qual se sabe menos. Poderá acontecer até que seja o sucessor do X-Trail a introduzir muitas das soluções tecnológicas que já foram anunciadas pela próxima geração do Qashqai.

Será que o maior X-Trail também abandonará os motores Diesel em detrimento de mecânicas híbridas? Teremos de aguardar.

VÊ TAMBÉM: Há matéria-prima suficiente para fazer baterias para tantos elétricos?

Já esteticamente, não nos admirávamos de que fosse buscar alguma inspiração ao protótipo Nissan Xmotion Concept revelado em 2018 no Salão de Detroit.

Sabe esta resposta?
Até que ano é que a Nissan produziu o Patrol em Espanha?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Foi há 35 anos que o Nissan Patrol começou a ser produzido na Europa