Notícias Nunca houve um Audi Coupé RS2… mas este “RS2” está à venda

Venda

Nunca houve um Audi Coupé RS2… mas este “RS2” está à venda

Nunca houve um Audi Coupé RS2 para fazer companhia à emblemática RS2 Avant, mas o dono deste Coupé não deixou que isso fosse impedimento para ter um.

Audi Coupe RS2 quattro 1990

Como todos sabemos, a Audi RS2 Avant foi o primeiro, invulgar, e marcante capítulo da história RS na marca dos anéis. Apesar de na altura haver um Audi Coupé, talvez o candidato mais óbvio para tal, nem que fosse pela ligação ao dominador Audi quattro da década de 80 nos ralis, o que é certo é que nunca houve um Audi Coupé RS2.

O Audi Coupé culminou com a versão S2, que também estava disponível no Audi 80 berlina e Avant — o ponto de partida para a RS2 Avant.

O dono deste Audi Coupé quattro de 1990, residente nos Estados Unidos da América, quis corrigir esta “injustiça”, pôs mãos à obra, e transformou a sua máquina para que se parecesse com o Audi Coupé RS2 que deveria ter acompanhado a RS2 Avant.

A NÃO PERDER: Audi faz anúncio à RS2 Avant… 25 anos após ter sido lançada

“O” Audi Coupé RS2

Por fora, o “look” RS2 é garantindo pelo novo para-choques dianteiro, grelha, faróis, piscas e retrovisores idênticos ao da RS2 Avant; pelo para-choques traseiro de um Coupe S2; e também pelo azul intenso da “pintura”… que não o é. A pele é em vinil (cor Avery Dennison Intense Gloss Blue) que cobre a cor original Branco Pérola deste Audi Coupé quattro.

As jantes de 18”, por outro lado, acabam por destoar um pouco, pois o seu desenho imita as do bem mais recente Audi RS5 (não são itens originais).

As modificações, no entanto, são bem mais extensas do que aquelas que estão à vista. Tal como a RS2 Avant, o Audi Coupé S2 nunca foi vendido nos EUA, pelo que este Coupé quattro viu o seu bloco de 2.3 l original ser substituído por um reconstruído 2.2 penta-cilíndrico turbocomprimido — tal e qual a RS2 —, proveniente, ao que tudo indica, de um Audi 200 de 1991.

O 2.2 não ficou incólume, tendo recebido múltiplas modificações, incluindo vários itens provenientes da RS2, como o turbo e os coletores de escape e admissão. De origem, no Audi 200, este motor debitava 220 cv, agora devem ser muitos mais, mas não foi avançado nenhum valor final.

Audi Coupe RS2 quattro 1990

A caixa de velocidades manual não é a original, tratando-se de uma nova unidade de seis velocidades, a 01E para modelos quattro TDI da marca. Assim como a embraiagem, uma South Bend Stage 2, certamente mais indicada para lidar com os equídeos extra do motor.

Além das jantes de maior dimensão já mencionadas — de cinco pernos contra os quatro originais, outra das transformações efetuadas — são envolvidas por pneus Pirelli P Zero com as medidas 225/40 e também traz espaçadores H&R com 10 mm. A suspensão é agora do tipo coilover, e o sistema de travagem foi majorado com discos dianteiros provenientes de um Audi A8 e atrás de um Audi A4.

Audi Coupe RS2 quattro 1990

Por dentro, o interior de série em cinzento, foi adornado com componentes em pele preta, e também com o revestimento do teto que integra elementos em plástico de cor preta do Audi S2. É possível ver também elementos em fibra de carbono, e o volante de três raios provém também de um S2.

VÊ TAMBÉM: Como fazer um pião perfeito? Usa-se um Audi RS3 elétrico

Está à venda

São muitas mais as alterações efetuadas ao coupé para o transformar num Audi Coupé RS2, e podem consultá-las a todas, no anúncio original de venda, presente no Bring a Trailer. Além do carro em si, o mesmo é vendido com peças suplentes (peças originais do Audi Coupé) e tem todos os registos dos serviços de manutenção.

Audi Coupe RS2 quattro 1990

Não se sabe qual a quilometragem real deste Audi Coupé RS2, mas o odómetro marca pouco mais de 130 mil milhas (209 mil quilómetros), das quais 3500 milhas foram efetuadas pelo atual proprietário e vendedor.

À altura da publicação deste artigo, o leilão está a quatro dias do fim, com o valor a estar, de momento, nos 14 500 dólares (13 160 euros).

Sabe esta resposta?
Que motor equipa o Audi RS Q8?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Já conduzimos o novo Audi RS Q8. Injeção de testosterona