Notícias BMW X5 M e X6 M revelados e pela primeira vez vão ter versões Competition

Apresentação

BMW X5 M e X6 M revelados e pela primeira vez vão ter versões Competition

De uma só vez a BMW revelou os novos X5 M e X6 M. Confirmada está também a chegada das inéditas versões Competition à dupla de SUV germânica.

BMW X5 M Competition e BMW X6 M Competition

Depois de há uns meses ter revelado os inéditos X3 M e X4 M e as respetivas versões Competition, a BMW decidiu aplicar a “fórmula M” aos irmãos mais velhos e apresentou agora os X5 M e X6 M que, pela primeira vez, vão contar com versões Competition.

Esteticamente, o X5 M e o X6 M receberam entradas de ar de maiores dimensões, espelhos mais aerodinâmicos, spoiler e difusor traseiros, quatro saídas de escape e ainda uma grelha dianteira específica. Já as versões Competition acrescentam ainda a estes detalhes jantes específicas (de 21” à frente e 22” atrás) e logótipos exclusivos.

Já no interior, para além dos bancos desportivos e do BMW Live Cockpit Professional com gráficos específicos, destacam-se ainda as novas funções nos menus que permitem configurar desde a resposta do motor até à direção ou travões.

VÊ TAMBÉM: BMW X5 M50d. O «monstro» dos quatro turbos
BMW X5 M Competition
Os escapes M Sport são de série nas versões Competition e opcionais nos X5 M e X6 M “normais”.

Potência, potência por todo o lado

A dar vida aos mais desportivos dos X5 e X6, encontramos um 4.4 l V8 que oferece 600 cv e 750 Nm de binário, isto nas versões “normais”. É que no caso dos X5 M Competition e X6 M Competition a potência sobe para os 625 cv. Já o binário mantém-se idêntico ao da versões “normais”.

Em ambos os casos o 4.4 l V8 surge associado a uma caixa automática de oito velocidades (a M Steptronic) sendo que esta transmite a potência às quatro rodas através do sistema de tração integral M xDrive que é ainda auxiliado pelo diferencial Active M.

VÊ TAMBÉM: Gruppe5 2002 é um BMW 2002 que abusou nos esteróides
BMW X6 M Competition
A grelha dos X5 M e X6 M é exclusiva destas versões desportivas.

Ao nível das prestações, tanto o X5 M como o X6 M cumprem os 0 aos 100 km/h em 3,9s (3,8s no caso das versões Competition). Já a velocidade máxima é limitada a 250 km/h sendo que, optando pelo opcional M Driver’s Package esta sobe para os 290 km/h.

VÊ TAMBÉM: Alpina a partir do novo “tudo à frente” Série 1? Esqueçam

Nem só de potência se fazem os desportivos

Tal como seria de esperar, os X5 M e X6 M (e as ainda mais radicais versões Competition) não receberam apenas mais potência. Assim, os X5 M e X6 M  receberam diversas melhorias com vista a aumentar a rigidez do chassis e dos suportes da suspensão.

VÊ TAMBÉM: Quão mais rápido é o BMW M5 Competition no Nürburgring em relação ao M5?
BMW X5 M Competition
BMW X5 M Competition

Por falar em suspensão, esta passou a ser a suspensão adaptativa da divisão M que oferece amortecedores controlados eletronicamente. Ainda ao nível dinâmico, os X5 M e X6 M passaram também a contar com a direção M Servotronic e controlo de estabilidade dinâmico.

Por fim, também o sistema de travagem foi revisto, passando a contar com discos de maiores dimensões (395 mm à frente e 380 mm atrás) e oferecendo até a possibilidade de ajustar o tato do pedal.

VÊ TAMBÉM: Opel Corsa A Sprint. O Corsa que sonhava com o Grupo B
BMW X6 M Competition
BMW X6 M Competition

Com a primeira aparição pública marcada para o Salão de Los Angeles, os X5 M e X6 M (e respetivas versões Competition) têm chegada ao mercado prevista para abril de 2020, não se sabendo ainda quanto vão custar.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Jeep Grand Cherokee Trackhawk?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Jeep Grand Cherokee Trackhawk é o SUV mais rápido… no gelo