Antevisão
GranTurismo regressa, novo SUV… e fim do Ghibli? Todas as novidades da Maserati
Entre atualizações e novos modelos, são 10 novos Maserati previstos até 2023, e há de tudo um pouco… desde um SUV mais pequeno a um novo Granturismo.

Foi durante a apresentação dos resultados financeiros do segundo trimestre (e primeiro semestre) da FCA (Fiat Chrysler Automobiles), que ficámos a saber o que esperar da Maserati nos próximos três anos (2020-2023) — entre atualizações de modelos e novos modelos, são 10 novos Maserati previstos até 2023.
A FCA foi protagonista recentemente de uma tentativa de fusão com a Renault — entretanto falhada —, e apesar das nuvens negras que pairam sobre outros grupos, o grupo italo-americano apresentou lucros no primeiro semestre deste ano, impulsionada pelos bons resultados tanto na América do Norte como na América do Sul.
Após a revelação dos números financeiros, parte da apresentação focou-se na Maserati que, com a saída da Ferrari da alçada da FCA em 2016, passou a ser a marca com posicionamento mais elevado na FCA.
VÊ TAMBÉM: Maserati Levante Trofeo. V8 biturbo incluído, by Ferrari
No entanto, a Maserati tem sido uma “dor de cabeça” para Mike Manley, CEO do grupo — porquê? Essencialmente, houve problema estratégico e mantém-se um problema comercial.
Por um lado, colocar sob a mesma liderança a Maserati e a Alfa Romeo acabou por prejudicar a marca do tridente a vários níveis. Perdeu-se foco e tratou-se a Maserati como se fosse uma marca de volume, algo que esta nunca foi. Por outro, a gama atual de produtos, apesar de ter contribuído para a expansão galopante da marca, foi “sol de pouca dura”, com os Quattroporte, Ghibli e até o SUV Levante a verem as suas vendas descer — 35 900 carros entregues em 2018, contra 51 500 em 2017, e as vendas em 2019 continuam a cair.
Medidas já foram tomadas para corrigir os erros estratégicos e a trajetória das vendas. Harald Wester, ex-CEO da Maserati entre 2008 e 2016, foi reconduzido ao cargo que antes ocupava, separando-a da Alfa Romeo. Este contratou Jean-Phillipe Leloup para liderar a nova organização Maserati Commercial, dado a sua experiência em marketing e vendas no segmento de luxo.
Mais recentemente, foi contratado Davide Grasso, ex-CEO da Nike Converse, para assumir as funções de COO ou diretor de operações, trabalhando em proximidade com Wester.

10 novos Maserati
O ano passado, semanas antes do seu falecimento, Sergio Marchionne, num evento para investidores, apresentou o seu plano para recuperar a Maserati, com seis modelos prometidos até 2022, e um grande foco na eletrificação do portefólio da marca, entre híbridos plug-in e elétricos.
O plano agora dado a conhecer revela não seis, mas 10 novos Maserati para o período entre 2020 e 2023, entre atualizações e novos modelos.
As diferenças para o plano anterior revelam não só o adicionar de novos modelos não contemplados anteriormente, como também alterações relativas às atualizações dos produtos atuais e respetivos sucessores.

Começando por 2020, os três modelos atuais da marca, o Ghibli, Quattroporte e Levante vão sofrer um restyling, oportunidade para também atualizar o seu conteúdo tecnológico. Mas o destaque será a revelação, finalmente, de um novo coupé desportivo — presumimos que o prometido Alfieri, protótipo conhecido em… 2014.
Em 2021, esse desportivo será acompanhado por um roadster, mas o foco de atenção em 2021 deverá recair num novo SUV, posicionado abaixo do Levante, no segmento D-SUV, um potencial rival de modelos como o Porsche Macan, Jaguar F-Pace e… Alfa Romeo Stelvio. Ainda há espaço para mais uma novidade de peso, o regresso do GranTurismo, algo que não tinha sido contemplado no plano de 2018.
Passando para 2022, o regressado GranTurismo será também acompanhado pelo GranCabrio, a sua versão descapotável. No entanto, a maior novidade será uma nova geração do seu porta-estandarte, o Maserati Quattroporte, cuja geração atual nunca conseguiu reunir o encanto do antecessor.
Por fim, em 2023, apenas uma novidade, com o Levante a conhecer uma nova geração.

Curiosamente, o Ghibli, ao contrário do Quattroporte, não tem nenhum sucessor programado, apesar de ambos os modelos terem sido lançados em 2013 e ambos terem planeada a atualização em 2020. Fim da linha para o Ghibli? Presumimos que sim… com as vendas das berlinas em crise, o D-SUV de 2021 deverá tomar progressivamente o seu lugar.
Tal como nos planos anteriores, permanece a dúvida… será este plano cumprido? O plano anterior só sobreviveu um ano…
Sabes responder a esta?
Quantas unidades vão ser produzidas do Porsche 911 (991) Speedster?
Não acertaste.
Mas podes descobrir a resposta aqui:
Porsche 911 Speedster significa o adeus da geração atualEm cheio!!
Vai para a próxima perguntaou lê o artigo sobre este tema:
Porsche 911 Speedster significa o adeus da geração atualMais artigos em Notícias
Os mais vistos
©2019 BLOGENJOY - Media e Publicidade, lda