Notícias Ninguém quer supercarros elétricos. Maserati cancela MC20 Folgore

Arranque a Frio

Ninguém quer supercarros elétricos. Maserati cancela MC20 Folgore

O MC20 Folgore, que estava previsto desde o lançamento, foi agora oficialmente confirmado pela Maserati que já não vai acontecer.

Maserati MC20 na pista, frente
© Maserati

O Maserati MC20 elétrico, ou Folgore, na linguagem da marca, deveria chegar este ano, mas isso já não vai acontecer.

Esta decisão, já confirmada oficialmente, surge pouco tempo depois da Stellantis ter cortado um investimento previsto de 1,5 mil milhões de euros para os próximos anos, colocando em causa futuros lançamentos.

Mas a Maserati justifica a decisão com outra razão: ninguém quer supercarros elétricos.

Maserati MC20 em pista, traseira
© João Faustino / Razão Automóvel

“Estudos de mercado para o segmento dos superdesportivos e especialmente para os clientes do MC20 demonstraram (…) que não estão prontos para mudar para elétricos no futuro previsível”, pode-se ler em comunicado.

Isto vai de encontro a outros casos conhecidos, como o Rimac Nevera e o Lotus Evija que, apesar da produção bastante limitada, ainda não encontraram clientes para todos os exemplares. Por outro lado, supercarros com motores de combustão, de produção limitada ou não, facilmente encontram clientes, esgotando a produção ou originando longas listas de espera.

E agora? O Maserati MC20, aclamado pela crítica, tem ainda vários anos pela frente com o V6 biturbo atrás dos ocupantes — o desenvolvimento mais recente foi o início de produção do MC20 GT2 Stradale.

Fica agora por saber como é que o MC20 vai evoluir. Se o supercarro elétrico não atrai clientes, o híbrido, por outro lado, tem conquistado fãs — que o digam a Ferrari, Lamborghini ou mesmo a Bugatti.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.