Notícias Tudo o que precisas de saber sobre o novo Kia XCeed

Apresentação

Tudo o que precisas de saber sobre o novo Kia XCeed

Já o conhecíamos de perfil, mas agora pudemos conhecê-lo na totalidade. Aqui está o novo XCeed, o primeiro CUV (crossover utility vehicle) da Kia.

Kia XCeed

Depois de ter respondido ao sucesso da CLA Shooting Brake com a ProCeed, a Kia decidiu que era altura de voltar a aplicar a fórmula, mas desta vez face ao GLA. Para tal, lançou mãos à obra e criou o novo XCeed, o seu primeiro CUV (crossover utility vehicle).

Posicionado entre o mais simples (e barato) Stonic e o maior e (mais familiar) Sportage, o XCeed é, segundo a Kia, “uma alternativa desportiva aos tradicionais modelos SUV”, apresentando-se com um perfil mais baixo onde se destaca a linha de tejadilho mais inclinada.

Face ao Ceed hatchback (com o qual apenas partilha as portas dianteiras) o XCeed é 85 mm mais comprido apesar de terem a mesma distância entre eixos (2650 mm), medindo 4395 mm, é  mais alto 43 mm (mede 1490 mm), mais largo 26 mm (1826 mm) e conta com uma altura ao solo superior em 42 mm (174 mm com jantes de 16” e 184 mm com jantes de 18”).

VÊ TAMBÉM: Para famílias apressadas. Ford Focus ST, agora também em carrinha
Kia XCeed
O Xceed apenas está disponível com jantes de 16” ou 18”.

Tecnologia em alta

No interior do XCeed manteve-se praticamente tudo igual aos “irmãos” Ceed e ProCeed. Ainda assim há a destacar um novo (e exclusivo) pacote de estilo para o interior que traz vários apontamentos em amarelo.

Graças ao aumento do vão traseiro, o XCeed passou a contar com 426 litros, 31 litros superior ao valor apresentado pelo Ceed. Ainda no interior, há a destacar a adoção do sistema de telemática UVO Connect que disponibiliza os serviços Kia Live e surge equipado com um ecrã (opcional) de 10,25”.

Kia XCeed
O interior é praticamente idêntico ao dos Ceed e ProCeed.

Está também disponível um sistema áudio com ecrã tátil de 8,0” (de acordo com as versões). A acrescentar ao manancial tecnológico, o XCeed vai contar (como opção) com o primeiro painel de instrumentos totalmente digital da Kia: o Supervision de 12,3”.

VÊ TAMBÉM: Quais os carros que oferecem as melhores experiências de condução até 25 mil euros?
Kia XCeed
A linha descendente de tejadilho acaba por oferecer um visual mais desportivo.

Novidades também na suspensão

Apesar de partilhar com os Ceed hatchback, ProCeed e Ceed Sportswagon os componentes da suspensão, o XCeed estreia amortecedores de batentes hidráulicos, oferecidos de série no eixo dianteiro. Ainda ao nível da suspensão, os engenheiros da Kia suavizaram os coeficientes de rigidez das molas, tanto à frente como atrás (7% e 4%, respetivamente).

VÊ TAMBÉM: Testámos o novo Mazda3 SKYACTIV-D com caixa automática. Uma boa combinação?
Kia XCeed

Os motores do XCeed

Quanto às motorizações, o XCeed faz uso dos mesmos propulsores do Ceed. Assim, a oferta a gasolina é composta por três motores: o 1.0 T-GDi, de três cilindros, 120 cv e 172 Nm; o 1.4 T-GDi de 140 cv e 242 Nm e o 1.6 T-GDi dos Ceed GT e ProCeed GT com uma potência de 204 cv e 265 Nm.

Já entre os Diesel a oferta assenta no 1.6 Smartstream, disponível nas variantes de 115 e 136 cv. Com exceção do 1.0 T-GDi (equipado apenas com caixa manual de 6 velocidades), as restantes motorizações tanto podem ser associadas a uma caixa manual de seis velocidades como a uma de sete velocidades de dupla embraiagem.

VÊ TAMBÉM: Teste ao Volkswagen Arteon 2.0 TDI (150 cv) Elegance. Uma afirmação de estilo

Por fim, a partir do início de 2020, o XCeed deverá receber opções mild-hybrid de 48V e ainda soluções híbridas plug-in.

VÊ TAMBÉM: Kia. “Sem Diesel e carros cada vez maiores, vai ser difícil atingir as metas de CO2”

Segurança não lhe falta

Como é já habitual, o XCeed não descurou a segurança. Assim, o crossover da Kia apresenta-se com sistemas de segurança e ajuda à condução como o Sistema de Controlo da Velocidade Inteligente com Stop&Go, o Sistema de Deteção do Ângulo Morto, o Aviso de Colisão Frontal ou o Aviso de Limite de Velocidade Inteligente.

Kia XCeed
Até agora esta era a única imagem que conhecíamos do XCeed.

Com o arranque da produção agendado para o início de agosto, o XCeed deverá começar a ser comercializado no terceiro trimestre de 2019, não sendo ainda conhecidos os preços do novo crossover.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Hyundai i30 de 5 portas?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Hyundai i30 N Line. O que vale a “vitamina N”?