Notícias Kia Ceed GT. “Quem não tem cão…”

Apresentação

Kia Ceed GT. “Quem não tem cão…”

"... Caça com gato". E foi isso que a Kia fez — não querendo pisar os calos ao i30 N, fez um mais sensível Ceed GT! A Razão Automóvel foi vê-lo, ao vivo e a cores.

Kia Ceed GT 2018

Aproveitando o muito aguardado desvendar oficial daquela que é a primeira shooting brake na história da marca sul-coreana, batizada de ProCeed, a Kia deu a conhecer, pela primeira vez, ao vivo e a cores, a versão mais desportiva da nova família Ceed: o Kia Ceed GT.

No entanto e numa altura em que Kia e Hyundai, as duas marcas automóveis do gigante sul-coreano Hyundai, procuram separar caminhos, fugindo a quaisquer possíveis canibalizações de vendas, ainda que partilhando praticamente todos os orgãos vitais, a Kia optou por não replicar o fenómeno Hyundai i30 N. Preferindo, antes, um mais “singelo” GT — também ele preparado pelo senhor Albert Biermann, é certo, mas, ainda assim, menos ostensivo que um “N”.

Imagem atlética, mas discreta

Nascido no seio da importante família Ceed e proposto, tal como as versões mais “civilizadas”, apenas na carroçaria de cinco portas — a de três portas acabou —, este Kia Ceed GT distingue-se, assim, por um visual exterior assumidamente mais desportivo e atlético, a começar pela secção frontal — marcada por um pára-choques redesenhado, com entradas de ar mais generosas, grelha específica do tipo favo de mel e com assinatura GT, além das já emblemáticas luzes diurnas “cubo de gelo”.

RELACIONADO: Kia ProCeed apresentado. O rival coreano do Mercedes-Benz CLA Shooting Brake
Kia Ceed GT 2018

Com uma altura ao solo reduzida para 135 mm, ou seja, menos 5 mm que as versões mais familiares, o novo Kia Ceed GT ganha ainda, a par de uma palete de oito cores para a carroçaria, um pára-choques traseiro também ele específico, com duas ponteiras de escape recortadas e colocadas nas extremidades da carroçaria, um difusor traseiro, e um pequeno aileron no topo do óculo traseiro.

Interior desportivo

Já no interior do habitáculo, a reprodução da sigla GT em vários locais, com as sensações desportivas a ganharem igualmente destaque transmitidas por um volante específico, pedais em alumínio, e pelo ambiente totalmente de cor preta, com pormenores em metal e pespontos vermelhos.

RELACIONADO: Novo Kia Ceed chega em julho a Portugal. Conhece todas as versões e preços

A sobressair da componente tecnológica, o novo sistema de informação e entretenimento, com ecrã tátil destacado do tablier, e disponível nas variantes de 7″ e 8″, além de tecnologias como o Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC), a Gestão de Estabilidade do Veículo (VSM) e a Vetorização de Binário através da Travagem.

Kia Ceed GT 2018

Vestido para acelerar…

Contudo, mais importante do que tudo isto, são, sem dúvida, as alterações feitas no capítulo técnico, e que passam por uma revisão da geometria da suspensão, pela introdução de jantes específicas de 18” calçadas com pneus Michelin Pilot Sport e discos de travão de maior diâmetro, de 320 mm — mais 32 mm que nas versões ditas normais.

Como trunfo maior, um novo 1.6 T-GDI a gasolina com turbocompressor e injeção direta, a debitar 204 cv de potência às 6000 rpm e um binário máximo de 265 Nm, disponível entre as 1500 e 4000 rpm. E que, embora conjugado de fábrica com caixa manual de seis velocidades, também pode receber uma transmissão automática de dupla embraiagem e sete velocidades.

Quando associado a esta última, o Kia Ceed GT conta ainda com o Drive Select Mode, o qual permite optar entre um tipo de condução Normal, ou Sport, com a correspondente adequação na resposta da caixa, direção e motor.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Por conhecer ficam, no entanto, apenas dados como as prestações, consumos e emissões, algo que a Kia promete divulgar antes do início da comercialização.

De Zilina, para a Europa

De resto, produzido, tal como a shooting break ProCeed, em Zilina, na Eslováquia, o novo Kia Ceed GT, comercializado unicamente na Europa, deverá chegar aos concessionários no primeiro quadrimestre de 2019. Com a mesma garantia de 7 anos ou 150 mil quilómetros, dos restantes modelos da marca sul-coreana.

Sabe esta resposta?
Qual a potência de entrada no novo Volkswagen Touareg?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen Touareg já chegou a Portugal. Conhece os preços