Notícias Fica a saber tudo sobre o novo Toyota GR Supra

Apresentação

Fica a saber tudo sobre o novo Toyota GR Supra

O Toyota GR Supra chega finalmente à Europa e nós trazemos toda a informação que precisas de saber sobre o herdeiro do legado do nome Supra.

Foi preciso esperar pelo início de 2019, no Salão de Detroit, para finalmente conhecer o novo Toyota GR Supra, a sua quinta geração, a A90. Chega agora, finalmente, ao “Velho Continente” — mas a produção para este ano já esgotou… —, pelo que a Toyota revelou todas as especificações do seu desportivo.

Fiel à arquitetura que sempre marcou o Supra desde a sua origem, encontramos um seis cilindros em linha, longitudinalmente posicionado na dianteira, que envia potência para as rodas traseiras.

Relativamente aos outros Supra difere no número de lugares disponíveis; apenas dois, contra a configuração 2+2 que marcava os antecessores. O resultado é um carro bastante compacto — mais curto do que o GT86 —, com a Toyota a evidenciar mais os genes de desportivo do que os de GT para esta nova iteração do Supra.

RELACIONADO: Finalmente (!) ao volante do novo Toyota Supra
Toyota Supra A90 2019

Tetsuya Tada, o engenheiro chefe do Toyota GR Supra, refere a importância desta configuração bilugar pela qual lutou arduamente. Era a única forma de obter uma relação perfeita entre a distância entre eixos (2470 mm) e a via traseira (1589 mm), atingindo um rácio de 1,55 entre as duas dimensões — um valor entre 1,5 e 1,6 é considerada a proporção áurea neste campo (golden ratio) —, a que garante o melhor equilíbrio possível entre agilidade e estabilidade.

Chassis

As fundações do chassis do novo Supra não poderiam ter melhor ponto de partida, apresentando não só uma distribuição perfeita de peso (50:50) e até um centro de gravidade inferior ao do GT86, assim como uma elevada rigidez estrutural, superando mesmo a do Lexus LFA, o superdesportivo nipónico maioritariamente construído em fibra de carbono — o que não deixa de surpreender, considerando que aço e alumínio são os materiais predominantes do Supra.

Desenvolvido pela Toyota GAZOO Racing, esta testou o Supra em vários pontos do globo, sempre à procura das estradas mais desafiantes, incluindo também desenvolvimento em circuitos como o Nürburgring. O esquema de suspensão dianteiro é do tipo MacPherson, enquanto o traseiro é um sistema multilink com cinco pontos de ligação.

A suspensão é do tipo adaptativo (Adaptive Variable Suspension ou AVS), tendo dois modos à escolha: Normal e Sport. Estes alteram múltiplos parâmetros que afetam a atitude do carro — mais estabilidade e conforto no modo Normal e menor rolamento da carroçaria e resposta mais ágil em modo Sport, por exemplo.

Para a Europa, todos os Toyota GR Supra vêm equipados com jantes de 19″ forjadas e também com um diferencial autoblocante ativo, que pode ser bloqueado até 100%. Existe ainda um modo Track nas opções do controlo de estabilidade (VSC) que reduz o nível de intervenção das múltiplas ajudas eletrónicas presentes quando em circuito.

Travões

O sistema de travagem é composto por discos ventilados — 348 mm x 36 mm à frente e 345 mm x 24 mm atrás — com pinças vermelhas em alumínio da Brembo de quatro pistões à frente e do tipo flutuante atrás com um pistão apenas.

Os travões do Toyota GR Supra têm também uma função anti-fadiga, onde a pressão de travagem aumenta automaticamente quando os discos apresentam uma temperatura elevada.

VÊ TAMBÉM: Primeiro Toyota GR Supra e Ford Mustang Shelby GT500 valem milhões

Nem um 2JZ-GTE à vista…

… mas seria missão impossível tal bloco cumprir as normas de emissões atuais. Como sabemos, o Toyota GR Supra nasce fruto de uma parceria com a BMW, dando origem também ao novo Z4 — parece ser a única forma de desenvolver desportivos hoje em dia —, com ambos os modelos a partilharem grande parte do hardware, onde se inclui o seis cilindros em linha.

Toyota Supra A90 2019

A origem bávara do coração do Supra não é motivo de embaraço, já que o B58 tem-se revelado excelente em todas as suas aplicações. O bloco de 3.0 l de capacidade é turbocomprimido (um turbo twin scroll), e debita 340 cv e 500 Nm.

Só existe uma transmissão disponível, uma caixa automática de oito velocidades (conversor de binário). A Toyota refere que as primeiras relações são mais curtas, para garantir sempre a melhor aceleração possível. Com o contributo de um Launch Control (controlo de arranque), o Toyota GR Supra atinge os 100 km/h em apenas 4,3s.

A resposta e até a sonoridade do motor, assim como a atuação da transmissão, alteram-se quando o modo Sport é acionado.

A NÃO PERDER: O novo Toyota Supra A90 recebeu o motor 2JZ-GTE e… rejeitou-o

Versões

O Toyota GR Supra estará disponível em sete cores e dois níveis de equipamento, Active e Premium, sem contarmos com a muito limitada edição especial A90 Edition —apenas 90 unidades a terem como destino a Europa —, que se destaca pela presença de uma cor exterior exclusiva, Matt Storm Grey, e pele vermelha no interior.

Entre os vários equipamentos disponíveis no nível Active temos ar condicionado bi-zona, cruise control adaptativo, botão de arranque, volante em pele, faróis LED adaptativos, sensor de chuva e câmara traseira. Os bancos desportivos são revestidos a Alcantara, ajustáveis eletricamente e aquecidos. O sistema áudio é composto por 10 altifalantes e o sistema de info-entretenimento integra um ecrã tátil de 8,8″ que pode ser controlado por um comando rotativo — efetivamente o sistema i-Drive da BMW. Contem ainda com Apple CarPlay.

O nível Premium troca os bancos em Alcantara por outros em pele — sempre de cor negra —, o sistema áudio é da JBL com 12 altifalantes, passa a haver um head-up display, carregador sem fios para o smartphone.

Toyota GR Supra

Naturalmente, o Toyota GR Supra vem equipado com os mais recentes sistemas de segurança e assistentes à condução: sistema Pré-Colisão com deteção de peões e ciclistas, sistema de manutenção na faixa de rodagem ou iluminação adaptativa fazem parte do equipamento de série.

De momento ainda não foram disponibilizados os preços para Portugal.

Sabe esta resposta?
Quantas motorizações híbridas tem o novo Toyota Corolla?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ao volante dos dois híbridos do Toyota Corolla. Fórmula vencedora?