Notícias Toyota Gazoo GR Super Sport Concept. De Le Mans para a estrada.

Tokyo Auto Salon 2018

Toyota Gazoo GR Super Sport Concept. De Le Mans para a estrada.

O Toyota Gazoo GR Super Sport Concept é um superdesportivo híbrido, derivado diretamente do Toyota TS050 Hybrid — o protótipo de Le Mans da marca japonesa.

Toyota Gazoo GR Super Sport Concept

“Em vez de transformar carros de produção em carros de competição, pretendemos descobrir como incorporar o know-how conseguido através de corridas e ralis nos carros de produção apesar de várias restrições[…]”, são as palavras de Shigeki Tomoyama, presidente da Gazoo Racing Company.

Toyota Gazoo GR Super Sport Concept

E a Toyota Gazoo não poderia ter encontrado melhor forma de demonstrar essa abordagem — o Toyota Gazoo GR Super Sport Concept, apresentado no Tokyo Auto Salon, deriva diretamente do TS050 Hybrid, o protótipo que compete no WEC (World Endurance Championship) e nas 24 horas de Le Mans.

Toyota TS050 Hybrid
O Toyota TS050 Hybrid, protótipo que dá base ao GR Super Sport concept.

Artigo genuíno — dos circuitos para a estrada

Não é apenas “conversa”. Por baixo da curvilínea e fluída carroçaria reside a mesma estrutura em fibra de carbono e o mesmo 2.4 V6 twin turbo, juntamente com o Toyota Hybrid System-Racing (THS-R) do protótipo de Le Mans. Resultado: a combinação do V6 twin turbo com os motores elétricos do sistema híbrido garantem 1000 cv!

O Toyota Gazoo GR Super Sport Concept não difere assim tanto, nos seus propósitos, do Mercedes-AMG Project One ou do Aston Martin Valkyrie, apesar de, ao contrário destes, ser o único a derivar diretamente de um carro de competição.

Longe das restrições regulamentares da competição, o concept apresenta uma carroçaria mais estilizada que o TS050 Hybrid, permitindo algumas liberdades, como o posicionamento das duas saídas de escape onde estaria, naturalmente, o óculo traseiro. Também prescinde dos retrovisores — tal como o Valkyrie — substituindo-os por dois pares de câmaras.

Colocar os 1000 cv no asfalto é missão para os generosos pneus 330/710 R18 — tanto à frente como atrás — suportados por jantes de 18″ de diâmetro e 13″ de largura.

É só um concept, certo?

Para já, sim. Mas as declarações de Shigeki Tomoyama deixam adivinhar uma forte possibilidade de se converter num carro real:

Assim, este é o ponto de partida para um desafio completamente novo na Toyota em desenvolver carros desportivos a partir de carros que estão em competição. Embora possa demorar algum tempo até todos vocês terem uma oportunidade de estar atrás do volante, eu espero que o GR Super Sport Concept vos dê um vislumbre do que pretendemos alcançar com a nossa próxima geração de carros desportivos.

Aguardemos… Até lá, conheceremos o novo desportivo da Toyota desenvolvido em conjunto com a BMW que, supostamente, recuperará o nome Supra. Tal como o GR Super Sport Concept, contemplará uma motorização híbrida e, para já, pouco mais sabemos.

RELACIONADO: Toyota Supra. Conhece como era, para imaginares como será

 

Sabe esta resposta?
Qual o motor que equipa o Toyota Yaris GRMN?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Foram finalmente reveladas as especificações do Toyota Yaris GRMN