Notícias Este é o Kamiq, o mais pequeno dos SUV da Skoda

Apresentação

Este é o Kamiq, o mais pequeno dos SUV da Skoda

Só tem apresentação marcada para o Salão de Genebra, no entanto já pudemos conhecer o Skoda Kamiq. Fica a saber tudo sobre o "baby-SUV" da Skoda.

Skoda Kamiq

Depois de vários teasers e de até já termos visto como é o seu interior, a Skoda decidiu revelar as formas finais do seu mais pequeno SUV, o Kamiq. Baseado no protótipo Vision X que a marca checa revelou em Genebra no ano passado, o novo modelo da Skoda tem apresentação marcada para o mesmo salão este ano.

Apesar de apresentar algumas semelhanças com os “irmãos” mais velhos, Karoq e Kodiaq, o Kamiq apresenta vários detalhes únicos como a solução bipartida das luzes dianteiras — as luzes diurnas estão separadas dos faróis dianteiros — ou a colocação do nome da marca na bagageira em vez do logótipo (como no Scala).

Desenvolvido com base na plataforma MQB A0, a mesma utilizada pelos “primos” SEAT Arona e Volkswagen T-Cross, o Kamiq apresentará, de acordo com a Skoda, quotas de habitabilidade e espaço de referência no segmento (um pouco à semelhança do que costuma acontecer com os modelos da marca checa).

VÊ TAMBÉM: Este é o Kodiaq GT que não vais poder comprar
Skoda Kamiq

Por dentro do Skoda Kamiq

Com um tablier praticamente decalcado do novo Skoda Scala (que também vai ser mostrado em Genebra), o Kamiq vai estar disponível com três sistemas de infotainment, sendo que o de topo, o Amundsen, surge associado a um ecrã de 9,2” posicionado no topo do tablier.

Já os outros dois sistemas de infotainment, o Bolero e o Swing apresentam, respetivamente, ecrãs de 8” e 6,5”. Como opcional, o Kamiq vai ainda contar com um cockpit virtual de 10,25” que pode ser personalizado, oferecendo cinco estilos diferentes.

VÊ TAMBÉM: A Suzuki renovou o Vitara e nós já o fomos conhecer

Já em termos de espaço, com 4,24 m de comprimento e uma uma distância entre eixos de 2,65 m, o Kamiq oferece uma bagageira com 400l para além de oferecer mais espaço que os “primos” SEAT Arona e Volkswagen T-Cross (apesar de partilharem a plataforma).

A segurança do Skoda Kamiq

Ao nível dos equipamentos de segurança e ajuda à condução, o Kamiq vai oferecer de série, os sistemas Front Assist e Lane Assist. O Front Assist já inclui o sistema City Emergency Brake e ainda o Predictive Pedestrian Protection que deteta peões.

VÊ TAMBÉM: Skoda Superb Break 2.0 TDI 190 cv. Uma alternativa aos premium?

Já entre os opcionais, destaque para os sistemas como o Side Assist (que deteta veículos no ângulo morto), o Rear Traffic Alert, o Side Assist, o Cruise Control Adaptativo ou o Park Assist que é capaz de estacionar o Kamiq de forma autónoma.

VÊ TAMBÉM: O Skoda Fabia foi renovado, mas pouco. Ainda tem argumentos?

As motorizações do Skoda Kamiq

Ao nível das motorizações, o Skoda Kamiq conta com três motorizações a gasolina, uma Diesel e ainda uma a gás natural. O motor a gasolina mais potente, o 1.5 TSI surge equipado com o sistema de desativação de cilindros ACT, tudo para reduzir consumos e emissões.

Motor Potência Binário Transmissão
1.0 TSI, 3 cil. 95 cv 175 Nm Man. 5 vel.
1.0 TSI, 3 cil. 115 cv 200 Nm Man. 6 vel., Auto. DSG 7 vel. (opcional)
1.5 TSI, 4 cil. 150 cv 250 Nm Man. 6 vel., Auto. DSG 7 vel. (opcional)
1.6 TDI, 4 cil. 115 cv 250 Nm Man. 6 vel., Auto. DSG 7 vel. (opcional)
1.0 G-TEC, 3 cil. 90 cv 160 Nm Man. 6 vel.

Comum a todos os Kamiq é a tração dianteira (não vão existir versões de tração integral). Para já, ainda não são conhecidos nem os preços nem quando é que o novo Skoda Kamiq chegará ao mercado português.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Skoda Kodiaq RS?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Skoda Kodiaq RS chega a Portugal e já tem preço
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Skoda Kodiaq RS chega a Portugal e já tem preço