Notícias Este MG Metro 6R4 é a tua oportunidade de teres um Grupo B

Leilão

Este MG Metro 6R4 é a tua oportunidade de teres um Grupo B

Entre os concorrentes do Grupo B do mundial de ralis, o MG Metro 6R4 era um dos mais peculiares. Agora um dos exemplares de homologação pode ser teu.

MG Metro 6R4

Falar acerca do Grupo B do mundial de ralis é falar de carros como o Audi Quattro, Peugeot 205 T16 ou Ford RS 200. No entanto, no pelotão do mundial de ralis dessa “era dourada” havia modelos mais humildes e “desconhecidos”, como o Mazda RX-7 ou o carro de que te falamos hoje, o MG Metro 6R4.

Como sabes, o Grupo B nasceu em 1982, e, tal como muitas outras marcas, a Austin-Rover queria participar. No entanto, ao contrário de outras marcas, a Austin-Rover não se encontrava numa situação financeira muito favorável, por isso quando decidiu criar o seu modelo de Grupo B teve de ser… criativa.

Assim, a empresa britânica decidiu aproveitar o facto de ser patrocinadora da Williams e decidiu pedir-lhes uma mãozinha (será que veio daqui a ideia de que os Grupo B eram os Fórmula 1 de estrada?). Com o apoio da equipa de Fórmula 1 assegurado, a Austin-Rover decidiu que o modelo que iria servir de base ao carro de ralis devia ser o… Austin Metro — esse mesmo, o pequeno citadino que deveria substituir o Mini.

VÊ TAMBÉM: Citroën BX 4TC: o carro de ralis que a Citroën quis esquecer
MG Metro 6R4
O pequeno MG Metro 6R4 foi a aposta da Austin-Rover no Grupo B.

Nasce o MG Metro 6R4

Para criar o seu modelo de Grupo B, a Austin-Rover optou por um caminho um pouco diferente do que a concorrência fazia. Em vez de optar por um motor de quatro ou cinco cilindros em linha turbo, a Austin-Rover optou por recorrer a um motor V6 naturalmente aspirado com cerca de 406 cv — nada de turbo lag… Este seria montado em posição central e a potência era distribuída pelas quatro rodas.

Denominado MG Metro 6R4 (o seis refere-se ao número de cilindros, o “R” ao facto de ser um carro de ralis e o quatro ao número de rodas motrizes), o pequeno Austin Metro com esteróides mantinha muito pouco do modelo que lhe serviu de base.

Apesar de ter alcançado um terceiro lugar no rali do Reino Unido em 1985, o pequeno carro de ralis foi sendo afetado por problemas de fiabilidade que fizeram com que não terminasse muitos dos ralis em que participou. O fim do Grupo B em 1986 fez com que este se tornasse um dos carros mais peculiares e menos conhecidos da “era dourada” dos ralis.

VÊ TAMBÉM: A época em que Stuck e a Audi mostravam o rabo à concorrência
MG Metro 6R4
Quando foi apresentado, o MG Metro 6R4 tinha como principal atributo a ausência de turbo-lag.

A versão de homologação

Como sabes, uma das regras para participar no Grupo B era a existência de uma versão de homologação. Foi assim que nasceram modelos de estrada como o Peugeot 205 T16, o Citroën BX4TC e, como não podia deixar de ser, o exemplar do MG Metro 6R4 de que te falamos hoje.

Ao todo foram produzidas 220 unidades do MG Metro 6R4. Dessas, 200 eram unidades road-legal, designadas “Clubman”. Debitavam cerca de 250 cv e tinham mais em comum com o modelo de competição do que com o Austin Metro que lhe dava origem.

O MG Metro 6R4 que vai a leilão

O exemplar que vai ser leiloado pela Silverstone Auctions a 12 de janeiro, é o número 111 das 200 unidades road-legal. Foi comprado novo em 1988 pelo departamento de marketing da Williams (sim, a equipa de Fórmula 1) que o vendeu em 2005 tendo chegado em 2015 às mãos do atual proprietário.

Apesar de já ter 33 anos, este MG Metro 6R4 pouco ou nada andou ao longo da sua vida, tendo percorrido apenas 175 milhas (cerca de 282 km). Apesar da baixa quilometragem, este MG Metro 6R4 foi alvo de um restauro ao nível mecânico em 2017.

VÊ TAMBÉM: O rei está de volta! Sébastien Loeb assinou com a… Hyundai

Se ficaste com vontade de comprar este pedaço de história do Grupo B do Mundial de ralis, o carro vai a leilão no próximo dia 12 de janeiro e o preço estimado está entre as 180 mil e as 200 mil libras (entre cerca de 200 mil e 223 mil euros).

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Mercedes-Benz 190 E 2.3-16 de Niki Lauda?