Notícias Mercedes-Benz 190 E 2.3-16 de Niki Lauda que correu na Corrida dos Campeões à venda

Clássicos

Mercedes-Benz 190 E 2.3-16 de Niki Lauda que correu na Corrida dos Campeões à venda

A Corrida dos Campeões de 1984 foi mais do que um evento para apresentação do Mercedes-Benz 190 E 2.3-16. Acabou por dar a conhecer um "puto brasileiro" de nome Ayrton Senna, confrontando-o com campeões de Fórmula 1, como Niki Lauda, todos em carros iguais.

Mercedes 190 E Niki Lauda

Realizada também com o objetivo de assinalar mais um aniversário do circuito de Nürburgring, a Corrida dos Campeões de 1984 foi uma oportunidade encontrada pela Mercedes-Benz de celebrar o lançamento de um novo carro, com um confronto entre pilotos de Fórmula 1 de várias eras — de Stirling Moss a Jack Braham, de James Hunt e Niki Lauda, e os jovens Ayrton Senna e Alain Prost.

Todos eles ao volante de um Mercedes-Benz 190 E 2.3-16 praticamente de série, a História recorda que foi Senna, então ainda sem qualquer campeonato do mundo de F1 conquistado, que acabou por passar a linha de chegada em primeiro. Relegando o consagrado Niki Lauda para o segundo lugar do pódio, que ainda assim contribuiu para consagrar, logo aí, um carro que se tornaria uma referência para a Mercedes.

O regresso, 35 anos depois

Entretanto, quase 35 anos depois do evento, o Mercedes-Benz 190 E conduzido por Niki Lauda, que ficou para o austríaco, é agora colocado à venda, em perfeito estado de conservação e de utilização. Mas também com pouquíssimos quilómetros cumpridos.

Mercedes 190 E Niki Lauda

Envergando, inclusivamente, os bancos dianteiros de competição, instalados especificamente para a Corrida dos Campeões, o Mercedes-Benz 190 E 2.3-16 anunciava, com o seu quatro cilindros Cosworth, 185 cv de potência às 6200 rpm e 235 Nm de binário às 4500 rpm, mas capaz de evoluir de forma célere até às 7000 rpm.

Sem preço divulgado

Disponível através da empresa Jan B. Lühn, tudo aponta para que o Mercedes-Benz 190 E 2.3-16 de Niki Lauda não permaneça muito tempo sem dono; mesmo com o vendedor a preferir não divulgar o preço pedido pelo carro, o qual deverá andar entre os 80 e os 160 mil euros. Preço que, apesar de elevado, é justificável tendo em conta o peso histórico deste Mercedes em particular…

Mercedes 190 E Niki Lauda
Sabe esta resposta?
Quantos técnicos pretende contratar, para o seu Centro de Desenvolvimento de Software em Lisboa, a Volkswagen?