Notícias 580 cv e 285 km/h de velocidade máxima. Esta é a nova Volkswagen Trans… Boxer?!

Tuning

580 cv e 285 km/h de velocidade máxima. Esta é a nova Volkswagen Trans… Boxer?!

Por norma associamos a Volkswagen Transporter a motores de quatro cilindros Diesel. No entanto, esta não é uma Transporter igual às outras.

Volkswagen Transporter

Quem disse que os furgões têm de ser aborrecidos? Se há algum tempo te mostrámos uma Ford Transit com espírito racing, hoje trazemos-te um Volkswagen Transporter que foi alvo de um transplante de coração.

Criada pela empresa de tuning alemã TH Automobile, esta Volkswagen Transporter (T5) trocou o motor com que veio de fábrica por um… seis cilindros boxer de 3.6 l usado pelo Porsche 911 Turbo (997).

A potência deste “veículo profissional” começa nos 480 cv, entregues às… rodas traseiras — como não podia deixar de ser o motor boxer encontra-se sob o eixo traseiro, tal e qual no 911, e está associado a uma caixa manual de seis velocidades.

VÊ TAMBÉM: O derradeiro leilão onde tudo é Porsche
Volkswagen T2R.997 Transporter
O motor desta Volkswagen Transporter passou para a traseira, tal como nas suas antepassadas, as “Pão de Forma”, e como… o 911

A empresa que criou esta Transporter, denominada TH2.997 — também existe a TH2.996, que recorre ao bloco da geração 996 do 911 — afirma que a potência pode ser esticada até aos 812 cv e até pode criar uma versão com tração integral. 

Esta TH2.997 em particular, ao ter recebido os turbos usados no 911 GT2, viu a sua potência subir até aos 580 cv, o que lhe permite alcançar os 285 km/h(!) — uma das outras Transporter transformadas por eles, com o sugestivo nome de TH2RS, com 780 cv alcança os… 310 km/h de velocidade máxima!

O trabalho de transformação é extenso e além de colocar o motor atrás, o depósito de combustível de 100 l de capacidade passa a estar sob o capot dianteiro, para uma melhor distribuição de pesos; o chassis e travões são alterados para lidar com o poder do seis cilindros boxer turbo e até o fundo é carenado para melhorar a aerodinâmica (!)…

Interior com tiques de Porsche

Se o exterior até mantém a discrição, sendo praticamente impossível detetar os genes Porsche recebidos pela Transporter, no interior já não acontece o mesmo. É que para além do motor, a Volkswagen Transporter recebeu do Porsche 911 o volante, os bancos dianteiros, vários comandos da consola central e até o painel de instrumentos.

Se ficaste com vontade de ter esta Volkswagen “Trans-Boxer” fica a saber que o furgão está à venda por 139 800 euros, isto apesar de a TH Automobile afirmar que produzir este exemplar custou mais de 250 mil euros. Se precisas de espaço e gostas de andar depressa então esta pode ser a solução ideal para os teus problemas.

Sabe esta resposta?
Qual é a velocidade máxima do Skoda Kodiaq RS?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Skoda Kodiaq RS chega a Portugal e já tem preço
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Skoda Kodiaq RS chega a Portugal e já tem preço