Notícias Ford RS200 de grupo B compete novamente em Portugal… 32 anos depois

Desporto motorizado

Ford RS200 de grupo B compete novamente em Portugal… 32 anos depois

O mítico Ford RS200 vai regressar às estradas portuguesas. O antigo grupo B vai ser um dos principais chamarizes do RallySpirit Altronix.

Ford RS200

Com cerca de 450 cv, chassis tubular, motor central e tração integral o Ford RS200 quase dispensa apresentações, sendo conhecido por quase todos os fãs de ralis. Agora, 32 anos depois da última vez que correu em Portugal os fãs nacionais de ralis vão poder ver um RS200 acelerar pelas nossas estradas.

Entre 1 e 3 de novembro o piloto inglês Nigel Mummery vai disputar o RallySpirit Altronix aos comandos de um RS200 que promete ser uma das maiores atrações da prova que se vai realizar entre Vila Nova de Gaia e Barcelos. O RS200 que os fãs portugueses vão poder ver já tem no palmarés participações em vários ralis de clássicos como o Rally Legends San Marino ou o Rallye Festival Transmiera em Espanha.

Com mais de 100 equipas inscritas o rali vai contar ainda com outros motivos de interesse. Para além do Ford RS200 vão alinhar no RallySpirit Altronix, entre outros, carros como o Alpine-Renault A110, o Fiat 131 Abarth, o Renault 5 Turbo, o Porsche 911, o Ford Escort ou o Lancia Delta Integrale.

VÊ TAMBÉM: Duas gerações Ford Focus RS em confronto
Ford RS200

Nascido para correr

O RS200 que agora regressa a Portugal foi criado apenas com um propósito: ser um carro de ralis. Criado ao abrigo do extinto grupo B do campeonato de ralis este Ford foi a resposta da marca americana ao sucesso da Peugeot e da Audi nas classificativas do campeonato do mundo de ralis.

No entanto, em 1986, o grupo B seria extinto devido a vários acidentes com consequências fatais, pondo em evidência não só a elevada performance como a falta de segurança destes “monstros”, culminando no acidente de Joaquim Santos aos comandos de um Ford RS200 no rali de Portugal desse ano.

VÊ TAMBÉM: Ford e Volkswagen. Possível fusão no horizonte?

Agora todos os fãs destes “Fórmula 1 das estradas” vão poder reviver um pouco esses tempos áureos com o regresso deste e de outros dos mais emblemáticos carros de ralis às estradas portuguesas.

Sabe esta resposta?
Quantos cavalos tem o Ford Mustang GT V8 Fastback?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford Mustang GT V8 Fastback. Como ser uma estrela de cinema