Testes BMW M2 Competition em vídeo. O melhor M da atualidade?

Vídeo

BMW M2 Competition em vídeo. O melhor M da atualidade?

Neste vídeo o Guilherme Costa conduz o novo BMW M2 Competition nos EUA, fechando um ciclo: testar todos os M que são comercializados na atualidade.

Entre o BMW M2 (2018), M3, M4 e M5, qual será o derradeiro M máquina para os amantes de condução? É uma das respostas que vamos tentar encontrar neste vídeo. Perante nomes tão sonantes, o novo BMW M2 Competition não envergonha a família. Muito pelo contrário… o mais pequeno dos M está mais potente e dinâmico que nunca.

Com o World Car Awards como pano de fundo, o Guilherme teve oportunidade de testar em primeira mão o BMW M2 Competition, uma evolução mais aprofundada do M2 do que à partida se poderia pensar.

Isto porque o M2 Competition prescindiu do motor do M2 (que também deixou de ser comercializado), passando a fazer uso do motor do BMW M4, ainda que numa versão não tão possante.

VÊ TAMBÉM: Vitória avassaladora do Jaguar I-Pace no Carro Mundial do Ano 2019
BMW M2

Porquê a mudança de motor? Quatro letras: WLTP. Ao invés de evoluir o motor do M2, o N55, a BMW recorreu ao seis cilindros em linha do M4, o S55, já preparado para cumprir o mais rigoroso ciclo de testes e normas de emissões — para quê dois motores para fazer o mesmo trabalho?

Se o WLTP tem sido a sentença de morte para alguns modelos de altas prestações, como por exemplo o Ford Focus RS, neste caso saímos a ganhar. O novo BMW M2 Competition debita mais 40 cv e 85 Nm relativamente ao M2, culminando nos 410 cv e 550 Nm, enviados apenas e só para as rodas traseiras, via uma caixa de velocidades manual ou uma de dupla embraiagem, como a unidade testada pelo Guilherme.

Não só temos um coração mais forte, como o M2 Competition recebeu uma série de melhoramentos em vários departamentos. Tal como os “irmãos” M3 e M4, também o novo BMW M2 Competition passa a contar com uma barra anti-aproximação em “U” em fibra de carbono, a qual, com um peso de apenas 1,4 kg, ajuda a garantir maior precisão direcional.

O chassis ganhou também vários elementos na suspensão em alumínio e alumínio forjado, elementos igualmente importados dos M3 e M4.

“É o meu predileto”

Será o BMW M2 Competition é o melhor M da atualidade? É um excelente candidato, definitivamente, ao combinar excelentes prestações — 4,2s nos 0 aos 100 km/h (DTC), 280 km/h de velocidade máxima com “Driver’s Package” —, com excelentes aptidões dinâmicas, ao mesmo tempo que é desafiante, obrigando realmente a… conduzi-lo para tirarmos o melhor partido de todo o seu potencial.

Poderão discordar, mas o M2 Competition ganhou sem dúvida o afeto do Guilherme, após ter já conduzido todos os M da atualidade, afirmando-o categoricamente “É o meu predileto”. O reforço no hardware também deixa-o mais preparado que nunca para fazer frente a modelos como Mercedes-AMG A 45 4MATIC, Audi RS3 e porque não… Porsche 718 Cayman.

VÊ TAMBÉM: Obrigado EUA, pela caixa manual no BMW M2

Fiquem a conhecer melhor o BMW M2 Competition — a partir de 76 500 euros em Portugal (2018) — em mais um vídeo do nosso canal de Youtube.

Sabe esta resposta?
Quantas gerações de BMW M5 já houve?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Seis gerações de BMW M5. Qual deles com o melhor som de escape?