Desde 106 930 euros
BMW M4 Pack M Competition. A opção que faltava?
Durante uma semana conduzi um BMW M4 com caixa de dupla embraiagem e pack M Competition. Mais do que uma unidade especial, tentei perceber se este era o equipamento que faltava ao BMW M4.
Há alguma coisa especial no logótipo M. Não é apenas a performance, é algo mais, algo que transcende os números. O cuidado, a atenção ao detalhe e a paixão de quem constrói os verdadeiros M, torna-os máquinas muito especiais…objetos de desejo.
O BMW M4 nunca conseguiu continuar o legado deixado pelo BMW M3. Desde que a sigla surgiu há pouco mais de 4 anos, a critica foi unânime: não é que seja mau, mas há propostas M melhores. Com a concorrência a apresentar modelos que ganharam terreno ao BMW M4 desde o seu lançamento, a BMW tinha de começar a responder às críticas e melhorar o BMW M4.

O pack M Competition é essa resposta. Mais do que um conjunto de opcionais, surge a meio do ciclo de vida deste modelo para tentar aumentar a sua longevidade, uma tentativa de o colocar no top of mind de quem procura uma proposta equilibrada e gratificante ao nível das emoções.
O que é?
O pack M Competition inclui um conjunto de alterações que visam melhorar a performance e colmatar alguns dos defeitos apontados ao BMW M4. Uma dieta de peso à base de plástico reforçado com fibra de carbono e uma ida ao ginásio.
A nível estético também existem algumas alterações mas são praticamente irrelevantes quando reparamos naquilo que realmente pode fazer a diferença ao volante.

A potência passa dos 431 cv originais para 450 cv. Os 550 Nm de binário mantêm-se inalterados. Este aumento da potência faz com que o BMW M4 passe a cumprir o sprint dos 0-100 km/h em apenas 4 segundos quando equipado com a opcional caixa de dupla embraiagem de 7 velocidades c/ Drivelogic. Com caixa manual de seis velocidades, este tempo fica nos 4,1 segundos.
O diferencial ativo M e o sistema de controlo de tração foram ajustados, para lidar com o aumento de potência. As suspensões também foram revistas. Mas há mais, muito mais.
Este pack acrescenta ainda jantes de 20 polegadas forjadas em alumínio, capot e painéis laterais em alumínio e novos eixos de transmissão. O veio de transmissão, a barra estabilizadora frontal que pesa uns impressionantes 1,5 kg e o tejadilho, são em plástico reforçado com fibra de carbono. A unidade que testámos estava ainda equipada com um conjunto de travões opcionais em carbono e cerâmica.

Com este pack Competition o M4 recebe também bancos ultra-leves e na construção da portão da bagageira, a BMW também recorreu à fibra de carbono para diminuir ao peso e melhorar as características aerodinâmicas.
Um escape desportivo específico é o apontamento final numa lista de equipamento vasta. Tem uma banda sonora à altura? Sem dúvida.
Vejam no vídeo o ensaio completo ao BMW M4 Pack M Competition.

Preço
unidade ensaiada
Versão base: €106.930
Classificação Euro NCAP:
- Motor
- Arquitectura: Seis cilindros em linha biturbo
- Capacidade: 2.979
- Posição: Longitudinal
- Potência: 450 cv / 7000 rpm
- Binário: 550 Nm / 1850-5500 rpm
- Transmissão
- Tracção: traseira
- Caixa de velocidades: Automática de dupla embraiagem com sete velocidades
- Capacidade e dimensões
- Comprimento / Largura / Altura: 4,686 / 1,869 / 1,392
- Distância entre os eixos: 2,812
- Bagageira: 445
- Jantes / Pneus: (fr/tr) 265/30 R20 / 285/30 R20
- Peso: 1644
- Consumo e Performances
- Consumo médio: 8,3 l/100 km (oficiais)
- Emissões de CO2: 194 g/km
- Vel. máxima: 250 km/h
- Aceleração: 4,1 s - 4,0 seg c/ DKG
Avaliação
- Motor
- Qualidade dos materiais e montagem
- Opcionais têm impacto muito positivo
- Existem propostas mais versáteis e igualmente eficazes
- Conforto
- Direção demasiado pesada
Mais artigos em Testes, Ensaio
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL