Notícias Ford Focus RS. O adeus com edição especial de 375 cv, mas só no Reino Unido

Fim de produção

Ford Focus RS. O adeus com edição especial de 375 cv, mas só no Reino Unido

O fim de produção do Ford Focus RS está iminente. O fim de carreira do modelo será brindado com uma edição especial limitada, mas apenas e só no Reino Unido.

Ford Focus RS Heritage Edition

É o fim para o Ford Focus RS — a marca da oval anunciou o fim da produção do “mega hatch” para o próximo dia 6 de abril. Motivo mais que suficiente para dar origem a uma edição especial em jeito de despedida.

Infelizmente, este Ford Focus RS Heritage Edition — a sua designação — estará limitado a apenas 50 unidades e ao Reino Unido. E refiro infelizmente, porque não se trata apenas de mais uma edição especial com apontamentos cosméticos.

Mais potência

O grande destaque passa pela integração do kit FPM375 da Mountune, que, tal como o nome indica, eleva a potência até aos 375 cv e o binário até aos 510 Nm — mais 25 cv e 40 Nm, respetivamente do que no Focus RS regular —, graças à adoção de um novo sistema de admissão, uma válvula melhorada de recirculação do turbo e uma reprogramação da centralina.

Ford Focus RS Heritage Edition

A nível do chassis não foram efetuadas alterações, registando-se a presença do diferencial autoblocante da Quaife e até do Drift Mode.

Aparência exclusiva

De resto, o Ford Focus RS Heritage Edition distingue-se pelo seu aspeto. Todas as 50 unidades — serão as últimas a serem produzidas com volante à direita — virão com o tom “Tief Orange” (laranja) que tem um significado especial. Não só é uma homenagem aos antecessores que ostentaram a sigla RS na marca, como se relaciona com carros como o Escort Mexico, onde um tom semelhante era bastante popular na altura.

Além do tom de laranja vibrante, as pinças de travão vêm em cinzento, e as jantes forjadas em preto — o mesmo tom que podemos encontrar nos retrovisores e spoiler traseiro.

No interior destacam-se os bancos Recaro, parcialmente revestidos a pele, e vem equipado com volante aquecido, vidros escurecidos atrás, teto de abrir, cruise control com limitador de velocidade, entre outros.

O RS é extremamente importante para a Ford e é reconhecido por todo o globo, no entanto tem um lugar especial nos corações dos fãs da Ford no Reino Unido. Este último modelo é o melhor RS alguma vez produzido, sendo assim um tributo merecido à medida que nos aproximamos do seu 50º aniversário.

Andy Barratt, presidente e diretor geral Ford do Reino Unido

Haverá um novo Focus RS?

A resposta imediata é sim, segundo refere a Autocar, e já está a ser desenvolvido pela Ford Performance, tendo a nova geração como base. Mas a espera será longa — prevê-se que surja apenas em 2019 ou 2020.

Sabe esta resposta?
Das opções à escolha, qual delas não é um tipo de direção assistida?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Direção elétrica ou hidráulica? Vantagens e desvantagens